Camp reúne 102 equipes (foto: Roberta Spiandorim/ www.webventure.com.br)
Direto de Pindamonhangaba – O Circuito Adventure Camp 2007 foi inaugurado neste domingo, 18/03, às 8h50, em Pindamonhangaba (SP), com muita lama por causa das pancadas de chuva do dia anterior. A primeira equipe a terminar o percurso de 58 quilômetros, entre as 102 que largaram, foi a bicampeã do circuito (2004/ 2005) Oskalunga Sundown. A equipe comemora a volta às competições com força total depois de pouquíssimas participações em provas em 2006 devido a falta de patrocínio e questões individuais.
O quarteto formado por Guilherme Pahl, Kenny Souza, Frederico Gall e Fernanda Maciel, cometeu dois erros de navegação no trecho inicial de trekking, assim como muitas outras equipes. A Oskalunga foi apenas a 16ª a passar no primeiro posto de controle, 10 minutos atrás da primeira colocada no momento, Motorola SOS Mata Atlântica. Daí a gente foi se superando, correndo atrás e atropelando mesmo as outras equipes no downhill do trekking, contou Fernanda Maciel, que agora se divide entre a Oskalunga e a Atenah.
As equipes Oskalunga e SOS Mata Alântica disputaram a liderança até o trecho final, que também exigiu navegação. Até o último PC foi uma disputa muito acirrada, aí no final teve um trecho de orientação complicado, contou o capitão Guilherme. A SOS, que correu com sua equipe reserva, cometeu um erro de navegação e perdeu muito tempo, terminando a prova em terceiro lugar. O mapa do PC9 para o 10 estava muito complicado, inclusive uma trilha estava marcada a caneta e isso acabou me confundindo, junto com o cansaço. A gente perdeu tempo nisso aí, explicou Fernando Pereira, capitão da SOS.
A segunda colocada na 1ª etapa foi a equipe Mitsubishi Quasar Lontra, que também cometeu o mesmo erro de navegação no começo e estava na 21ª colocação. Recuperar não foi fácil, tivemos que partir para a parte física, contou Rafael Campos. A prova teve 17 quilômetros de trekking, 32 quilômetros de mountain bike, 90 metros de rapel e nove quilômetros de duck.
Para Sérgio Zolino, a etapa foi um pouco mais exigente, mais dura, com trechos em que optamos exigir mais dos atletas e prometeu: as provas nesse ano serão mais elaboradas, não vão ser mais thriatlon de aventura, exigindo muito mais estratégia.
Este texto foi escrito por: Roberta Spiandorim