Webventure

Equipe Petrobras Lubrax embarca no Natal


Klever Kolberg e Lourival Roldan (foto: Ricardo Ribeiro / VipComm / Divulgação)

São Paulo – A equipe Petrobras Lubrax, formada pelos pilotos André Azevedo, Jean Azevedo, Klever Kolberg e Lourival Roldan, embarca para a França no dia 25/12. Ela será a única equipe brasileira na 25ª edição do Rally Paris-Dakar. O time também é o único do mundo inscrito nas três categorias: carros, motos e caminhões. Esta será sua 16ª participação consecutiva na prova que largará dia 1o de janeiro de Marselha, sul da França.

O roteiro da edição 2003 está bastante diferente, mudando o destino final da competição. As praias de Dakar, no Senegal, deram lugar às areias de Sharm El Sheikh, às margens do Mar Vermelho, no Egito. O rali terminará dia 19/01 e vai passar por cinco países: França e Espanha no continente europeu e Tunísia, Líbia e Egito na África. Além das dificuldades do terreno e das tempestades de areia, o número de veículos inscritos mostra que a prova será muito competitiva. São 478 inscritos entre carros, motos, caminhões, quadriciclos e veículos de assistência, número maior que em 2002, que contou com 425.

Para conquistar resultados tão bons quanto no passado (já são 15 pódios, sendo cinco de primeiro lugar), a equipe Petrobras Lubrax maximizou a utilização de seus recursos. Jean Azevedo correrá com uma motocicleta KTM LC4 660 em busca do bicampeonato na categoria Production e ainda poderá trazer um segundo troféu, o Moto Marathon. Jean, que pela quinta vez corre o Dakar, voltou este ano para a Equipe Petrobras Lubrax e conquistou o tricampeonato do Rally dos Sertões e o bicampeonato no Brasileiro de Rally Cross Country.

André Azevedo, piloto do caminhão Tatra, quer a vitória na geral da categoria. O caminhão ganhou mais potência, com o motor passando de 645HP para 700 HP, com as modificações no turbo e no intercooler. Essa é a quinta participação de André com caminhões. Ele estreou em 1999 junto com o checo Tomas Tomecek e a jornalista brasileira Leilane Neubarth, conquistando o terceiro lugar na classificação geral. André correrá com os checos Tomas Tomecek e Mira Martinec, engenheiros da fábrica da Tatra. Este ano André venceu o Rally dos Sertões com um caminhão Mercedes-Benz 2428, tornando-se o único piloto com quatro títulos na maior prova off road da América Latina.

Nos carros a grande novidade é o navegador Lourival Roldan fazendo a estréia no Dakar, ao lado de Klever Kolberg com um Mitsubishi Pajero Full 3.2 Diesel. A dupla já compete junta no Brasil há três anos. Na edição anterior do Dakar, em janeiro de 2002, Kolberg tinha o francês Pascal Larroque como co-piloto. Esta será a sétima participação de Klever na categoria carros, sempre de Mitsubishi. Antes ele competiu nove anos com motos e é dono dos melhores resultados brasileiros no Paris-Dakar nas duas modalidades. Em 1993 Kolberg foi campeão da categoria Motos Maratona e quinto na classificação geral. Em 2002 Klever conquistou o vice-campeonato nos carros Super Production Diesel e foi oitavo na geral. O Mitsubishi Pajero da equipe Petrobras Lubrax será o mesmo da edição anterior, com novas regulagens de suspensão, novos pneus Pirelli desenvolvidos durante o ano de 2002, novo sistema de escapamento e refrigeração.

Para dar suporte aos veículos, a equipe Petrobras Lubrax conta com três estruturas de apoio:

1 – Caminhão Tatra 4×4 na categoria T5 (assistência), veículo próprio que presta serviços exclusivos à equipe Petrobras Lubrax, pilotado pelo checo Petr Vodak e navegado pelo brasileiro Geraldo Lima, mecânico da moto de Jean Azevedo. O caminhão transporta peças para o caminhão de André e para a moto de Jean, pneus e rodas para caminhão, carro e moto, material dos pilotos, outros suprimentos além de ferramentas. A equipe também contará com o trabalho do jornalista Ricardo Ribeiro que acompanhará a prova no avião da organização. No Brasil as jornalistas Ana Carolina Vieira e Cláudia David e a secretária Cristina Fávero estarão trabalhando ao lado de dois profissionais do site Webventure durante 25 dias ininterruptos de cobertura jornalística do evento.

2 Apoio Ralliart para Mitsubishi Pajero Estrutura que dará apoio ao carro de Klever e mais outros sete Mitsubishi Pajero de outras equipes. Composta por três caminhões 6X6 e dois Mitsubishi Pajero na categoria T5 (assistência), mais um caminhão 6×6 competindo na categoria T4. Ao todo são 20 pessoas, transportando 48 toneladas de suprimentos.

3 Apoio KTM Estrutura que dará apoio à moto de Jean Azevedo e mais 45 motos KTM de outras equipes. Composta por três caminhões 6X6 na categoria T5 (assistência), mais um caminhão 4×4 competindo na categoria T4. No total são 16 pessoas, transportando 42 toneladas de suprimentos.

“A edição 2003 será marcada por muita areia e dunas que os competidores enfrentarão desde a primeira etapa africana”, disse Klever Kolberg.

A Equipe Petrobras Lubrax tem patrocínio da Petrobras, Petrobras Distribuidora, Mitsubishi Motors do Brasil, Pirelli, e apoio da Controlsat Monitoramento Via Satélite, Minoica Global Logistics, Mitsubishi Brabus, IBM, Planac Informática, Nera Telecomunicações, Telenor Satellite Services AS, Kaerre, Capacetes Bieffe, Lico Motorsports, Artfix, Sadia, Dakar Promoções, Vista Criações Gráficas, Adventure Gears, Kodak Professional, Mercedes-Benz Caminhões e site Webventure (www.webventure.com.br).

VipComm
ASSESSORIA DE IMPRENSA
EQUIPE PETROBRAS LUBRAX
Ricardo Ribeiro / Ana Carolina Vieira
Pabx.: (11) 3865-5741 / Celulares: (11) 9917-0056/ (11) 9646-5955
E-mail: vipcomm@vipcomm.com.br
Site: www.vipcomm.com.br

Este texto foi escrito por: Ricardo Ribeiro / Ana Carolina Vieira