São Paulo – A equipe Petrobras Lubrax, formada por André Azevedo (caminhão), Jean Azevedo (moto) e Klever Kolberg e Lourival Roldan (carro) embarcará no dia de Natal para a 17ª participação consecutiva no Rally Paris-Dakar, que será disputado de 1o a 18 de janeiro de 2004 em um total de 11.090 quilômetros entre sete países da Europa e África: França, Espanha, Marrocos, Mauritânia, Mali, Burkina Fasso e Senegal.
A largada será em Clermont Ferrand, na França, com recorde de participantes (607 veículos) e a chegada acontecerá nas praias de Dakar. Pela primeira vez na história o time brasileiro estará correndo com chances reais de conquistar resultados inéditos na classificação geral em motos e caminhões.
Jean Azevedo correrá com uma motocicleta KTM semi-oficial de 700 cilindradas, mais potente que a usada na edição 2003, quando foi bicampeão da categoria Production e quinto entre todas as motos. As expectativas de Jean são otimistas. O paulista de 29 anos espera terminar pelo menos em terceiro lugar. Ela estará inscrito na categoria Super Production, onde a preparação e a manutenção são praticamente ilimitadas.
André Azevedo, vice-campeão na geral no último Dakar ao lado dos checos Tomas Tomecek e Mira Martinec, espera pelo menos repetir o excelente resultado da edição passada. Agora só falta um degrau, comenta André, que correrá novamente com um caminhão Tatra.
O Mitsubishi Pajero Full da equipe Petrobras Lubrax, embora seja o veículo que mais recebe investimentos para desenvolvimento, está fora da briga pelas primeiras colocações na classificação geral. As equipes de fábrica têm investido milhões e milhões de dólares na construção de carros super-preparados e aí a briga é desleal. Se o nosso Pajero custa 300 mil dólares, um carro de ponta custa dez vezes mais, comparou Kolberg.
O piloto espera pelo menos repetir o bom resultado do Dakar 2003, quando terminou em terceiro na categoria Super Production Diesel, que em 2004 terá 62 concorrentes. Para 2005 o plano da equipe é participar do Dakar com um novo carro, mais desenvolvido, tentando igualar à condição que a equipe já conquistou nas motos e caminhões.
A Petrobras Lubrax é a única equipe do mundo inscrita nas três categorias: carro, moto e caminhão. E também entrou para a história na chegada do Paris-Dakar 2003 quando subiu ao pódio três vezes simultaneamente.
A Equipe Petrobras Lubrax tem patrocínio da Petrobras, Petrobras Distribuidora, Mitsubishi Motors do Brasil, Pirelli, e apoio da Minoica Global Logistics, Banco DaimlerChrysler, Controlsat Monitoramento Via Satélite, Eurofarma, Planac Informática, Mitsubishi Koala, Mercedes-Benz Caminhões, Nera Telecomunicações, Telenor Satellite Services AS, Kaerre, Capacetes Bieffe, Lico Motorsports, Artfix, Adventure Gears, ZF do Brasil, Behr, Sadia e Dakar Promoções.
Imprensa Equipe Petrobras Lubrax
E-mail: imprensa@parisdakar.com.br
Site oficial: www.parisdakar.com.br
Este texto foi escrito por: VipComm