O Mar Mostro da Puma chegando aos EUA (foto: Ian Roman / Volvo Ocean Race )
O time Puma Ocean Racing, do capitão norte-americano Ken Read, chegou em primeiro lugar a Miami, nesta quarta (9), finalizando a 6ª etapa da Volvo Ocean Race, a maior regata do mundo.
Foram 17 dias de velejo entre o Brasil (partindo da cidade de Itajaí) e os Estados Unidos, somando 4.800 milhas náuticas, ou 8.889 quilômetros.
A tripulação que comanda o barco Mar Mostro já tinha vencido a perna anterior, de Auckland, Nova Zelândia, até o Brasil. Isso depois de ter um mastro quebrado na primeira etapa.
“Foi quase tão estressante quanto pode ser, acredite em mim”, disse Kean. “Foi arriscado, e os caras no [barco concorrente] Camper velejaram muito bem, mas eu não poderia estar mais orgulhoso da nossa equipe. Eles fizeram um ótimo trabalho”.
O Puma praticamente dominou a etapa inteira, entregando a liderança apenas em duas ocasiões ao Camper, que chegou em segundo na costa da Flórida.
Segundo nota da Puma, a regata rolou entre três grupos de barcos: Camper e Abu Dhabi Ocean Racing mais próximos da costa, desfrutando de dois dias de vantagem; as equipes Telefónica e Groupama Sailing seguindo mais para o leste; e o Puma em um percurso meio-termo, que lhe rendeu um salto sobre seus adversários.
O Groupama chegou em terceiro nesta perna, o Telefónica em quarto e o Abu Dhabi em quinto. O barco do Team Sanya teve de abandonar a etapa depois de perder um leme (ao todo, seis equipes correm a Volvo).
Com o resultado, o ranking geral está assim, antes das três etapas finais:
1º lugar: Team Telefónica, com 164 pontos.
2º lugar: Groupama Sailing Team, com 153.
3º lugar: Camper with Emirates Team NZ, com 149.
4º lugar: Puma Ocean Racing by Berg, com 147.
5º lugar: Abu Dhabi Ocean Racing, com 68.
6º lugar: Team Sanya, com 25.
Clique aqui para assistir ao vídeo oficial da Volvo com a chegada do Mar Mostro em Miami.
Este texto foi escrito por: Da Redação
Last modified: maio 10, 2012