Primeira parte da canoagem teve 47 quilômetros (foto: Divulgação/ Patagonia Expedition Race)
O primeiro dia de competição na Patagonia Expedition Race não foi nada fácil para as 15 equipes que se aventuram pelos 617 quilômetros de percurso dos locais mais inóspitos do Chile. Após as duas primeiras modalidades da disputa (mountain bike e canoagem), o time brasileiro Selva NSK Kailash, formado por Carlos Fonseca, o Caco, Ricardo Silva, Marcelo Sinoca e Rose Hoopnne, passou o PC2 na oitava colocação, bem atrás da líder e campeã de 2010, Adidas Terrex.
A jornada das equipes teve início na última terça (08) com a modalidade MTB. Os atletas enfrentaram 60 quilômetros dentro do Parque Nacional Torres Del Paine em um percurso no formato de W. O principal desafio dos competidores nesta parte da prova foi conseguir ficar em cima das bikes, já que o vento fez com que muitos parassem ou então fossem arremessados de seus equipamentos.
Me contaram que o vento atingiu 85% do máximo que ele conseguiria em uma região como a Patagônia. Nós precisamos andar algumas vezes e, em um certo ponto, eu estava girando. Se você estava pedalando exatamente na posição perpendicular ao vento, você conseguia pedalar, mas em alguns lugares a força era tanta que eu acabei sendo virada para a direção contrária, contou Fi Spotswood, integrante da Adidas Terrex.
Os mesmos ventos fizeram com que a organização adiasse a primeira parte da modalidade canoagem, já que os caiaques acabaram sofrendo avarias. Passados os primeiros desafios naturais e com a volta do tempo aberto, os atletas entraram na água para 47 quilômetros de remadas nos visuais mais belos até agora da prova: os cartões postais de Torres Del Paine, Glaciar Grey e Monte Balmaceda.
A primeira equipe a chegar ao CP 2 foi a inglesa Adidas Terrex, aproximadamente às 20h da última terça, mas não com uma grande vantagem. Isso porque os cinco times seguintes estavam a, no máximo, sete minutos dos líderes. Durante a noite, os atletas continuaram a disputa por meio do trekking, com um trajeto de 73 quilômetros que levará até a segunda parte da canoagem.
Xingu – Outra equipe brasileira na disputa, a Xingu Liofoods, formada por Marcelo Catalan, Felipe Fuentes, Fernando Nazário e Nora Acuña, ainda não havia passado o PC2 da competição até o término desta matéria.
Confira como está a classificação após o PC2
1. Adidas Terrex
2. Gearjunkie.com
3. Roadrunners Adventure Team
4. Vaucluse Adventure Evasions
5. Perdido en el Turbal
6. Dancing Pandas
7. EastWind
8. Selva NKS Kailash
9. Todo Aventura – La Segunda
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: fevereiro 9, 2011