Equipe que irá para o Ecomotion/Pro 2007 (foto: Thiago Padovanni/ www.webventure.com.br)
A equipe de corrida de aventura Selva NSK Kailash terá um diário publicado no Webventure durante a disputa do Ecomotion/Pro 2007. A maior corrida de aventura do país larga no domingo do Rio de Janeiro e tem previsão de durar sete dias.
O Diário da Selva será o relato de todos os detalhes do que acontece com a equipe e ao redor dela durante os 444 quilômetros de prova. A equipe de apoio irá abastecer uma página especial com informações, resultado e fotos.
A Selva NSK Kailash será composta no Ecomotion/Pro 2007 por Carlos Eduardo, Erasmo Cardoso (Chiquito), Rosângela Hoeppner e o capitão Marcio Campos. A mesma equipe que conquistou o quarto lugar no Desafio dos Vulcões 2007, prova disputada na Patagônia. A equipe Selva tem nove pessoas, mudamos a configuração dependendo do tamanho da prova. Assim temos sempre pessoas descansadas e as melhores composições para cada tipo de prova, informa Marcio.
Neutralização de Carbono – A novidade da equipe Selva para o Ecomotion/Pro 2007 não está diretamente no desempenho, equipamento ou preparação. A Selva é a única equipe da prova a realizar a neutralização do carbono gasto.
Um estudo mediu a quantidade de emissão do gás desde energia elétrica até consumo de combustível dos apoios. No fim, chegou-se à conclusão que para neutralizar o carbono do ano inteiro deveriam ser plantadas 25 árvores pela equipe.
Mas não poderia ser qualquer árvore, em qualquer lugar. Foi aí que entrou a empresa Max Ambiental, responsável por gerenciar a neutralização do carbono. Eles indicaram a Ocip paranaense Gerar, de Zilda Arns, que realiza um trabalho de proteção de mata ciliar próximo das nascentes do interior paranaense.
O estudo resultou que a equipe irá emitir cinco toneladas de carbono na atmosfera durante as competições de 2007, e as 25 árvores plantadas, durante toda sua vida, irão neutralizar esse montante. A Max Ambiental informa que uma família de quatro pessoas emite 20 toneladas de carbono por ano na atmosfera.
Este texto foi escrito por: Redação Webventure