Webventure

Equipe Suindara no Desafio de Los Volcanes


Equipe Suindara no Desafio de los Volcanes (foto: )

O primeiro trecho do Desafio de los Volcanes começou, para a equipe Suindara, com 68 horas de ônibus até Pucón. Foram divertidas horas espremidos numa das lotadas linhas internacionais que fazem o trajeto São Paulo – Santiago, cruzando a cordilheira dos Andes da Argentina ao Chile aos pés do Aconcágua. Pela frente restava ainda cruzar a cordilheira de volta, um pouco mais ao sul só que desta vez usando as nossas pernas e braços.

Se algum mérito tem a equipe Suindara, é a sua persistência. A falta de recursos e patrocinadores não abalou a equipe para encarar a viagem, e o nosso ímpeto ficou firme apesar da atropelada travessia até a Patagônia. Para os integrantes da equipe esta seria a primeira experiência numa corrida longa de expedição, e estávamos todos eufóricos com a chance de testar os nossos limites e de realizar um antigo sonho.

Dificuldades – Sabíamos que seria uma prova dura e que teríamos algumas dificuldades em modalidades como o remo, onde só um integrante da equipe poderia ser considerado experiente. Porém nem a forte marola e ventos laterais nos fizeram desistir, e após pouco mais de três dias chegamos animados na 35 posição ao PC 13. Ali ficamos sabendo que na manhà desse dia a competidora Tatiana, de uma equipe uruguaia, tinha falecido e tinha sido decidido o cancelamento da prova.

O Desafio de los Volcanes foi uma verdadeira experiência de vida onde se misturaram o deslumbramento pela beleza do percurso, nas enormes dimensões da paisagem patagônica e as fortes emoções ao finalizar a prova. Sentimos com pesar a perda da Tatiana, que já conhecíamos de corridas no Brasil, mas temos certeza de que até o último momento ela esteve, como nós, curtindo ao máximo esta aventura. Os riscos e as responsabilidades que assumimos neste tipo de prova, o aprimoramento do trabalho logístico dos organizadores no desenho e controle do percurso são temas para refletir sempre na medida que o esporte amadurece.

Aguardamos ansiosos as próximas aventuras que a nossa equipe virá a encarar e com certeza voltaremos a futuras edições do Desafio de los Volcanes para, novamente, atravessar a cordilheira unindo o Chile à Argentina e ficar alucinados com a visão de uma paisagem sem par.

Este texto foi escrito por: Victor Lopez/Equipe Suindara