Webventure

Equipe tcheca Salomon Opavanet é vice no Ecomotion/PRO


Equipe tcheca Salomon Opavanet cruza a linha de chegada com a bandeira de seu país. (foto: Camila Christianini/ www.webventure.com.br)

Direto de Itacaré (BA) – Eles chegaram na Bahia e foram vistos como patinhos feios. Logo na festa de abertura do Ecomotion/PRO, realizada no dia 16 de outubro em Itacaré, quando foram apresentados às outras equipes, o público presente duvidou de que eles seriam verdadeiros atletas.

Na cerimônia, todos os integrantes da equipe tcheca de corrida de aventura Salomon Opavanet estavam bebendo cerveja, se divertindo e fazendo alusão à bebida. A cena já foi suficiente para que muitos duvidassem dos competidores vindos do continente europeu.

Mas, contrariando todos os palpites, os tchecos fizeram uma bela disputa e cruzaram a linha de chegada da maior corrida de aventura do Brasil em segundo lugar, completando os 430 km de prova depois de 83 horas, chegando na frente da espanhola Meridiano Raid, vencedora da competição no ano passado.

A equipe tcheca chegou de noite, e fez menos festa que a brasileira Mitsubishi Salomon Quasar Lontra, que conquistou a vitória. Eles chegaram correndo na Praia do Rezende, subiram ao pódio e estouraram champagne. E logo reclamaram da temperatura. “Pensávamos numa temperatura com 15º de dia e 5º durante a noite. Foi muito duro para nós”, disse Tomaz Vanek. “Gostei muito da natureza do Brasil e de todo mundo”, completou.

E o tchecos mereceram, pois correram sem saco estanque aquele que protege as substâncias da água, dentro da mochila e sem camel back, utilizando apenas garrafinhas de água. E quando soube que a equipe era vista como “zebra”, o theco Ondrej Bloudek deixou logo a modéstia de lado: “Na verdade não achamos que há equipes melhores que a nossa aqui na prova. Sabíamos que tínhamos chances de vencer”.

Este texto foi escrito por: Camila Christianini