Levantamento concluído: 1.200 quilômetros de percurso (foto: Divulgação)
O primeiro passo para a realização do Rally Piocerá 2011 já foi concluído. No feriado de Nossa Senhora Aparecida, a equipe técnica da competição, com o apoio do diretor geral da prova, Ehrlich Cordão, concluiu o levantamento do percurso de moto da 24ª edição do evento, que acontece entre os dias 23 e 29 de janeiro.
O total do percurso nos quatro dias oficiais de prova será 1.200 quilômetros e promete ser um dos mais bonitos da história da competição. No primeiro dia, em que a prova percorre o caminho entre Teresina (PI) e Barreirinhas (MA), cerca de 80% do trajeto passará por caminhos diferentes dos carros, explorando trilhas, veredas, alguns morros, muitos laços e pegadinhas, além de travessia de florestas de babaçus.
A travessia para o Maranhão será em Miguel Alves, em uma balsa que comporta umas 200 motos de uma vez só. A partir de Brejo, os competidores entrarão em uma mata diferente, cercada de chapadas, muitas estradinhas e um trecho de 130 quilômetros até a cidade de Barreirinhas, trecho esse de muita areia pesada mesmo, contou Ehrlich.
Já no segundo dia, 26 de janeiro, os pilotos terão pela frente muita areia em estradinhas, com descida e subida de morros entre as cidades de Barreirinhas a Parnaíba (PI). O destaque desta parte do percurso será a travessia pelos Lençóis Maranhenses, que abrigam uma das mais belas paisagens da região. Neste mesmo dia, os competidores também percorrerão um pequeno trecho de trilha do Piocerá 2009.
O dia será marcado por travessia de muitos riachos também, além da areia, que vai deixar gente de munheca doída. Para encerrar o dia, um pequeno percurso pelas margens do Rio Parnaíba ainda no lado maranhense, que também despertará muitas sensações pelas belezas da região, contou o diretor.
Terceiro e quarto dias – O terceiro dia do Rally Piocerá acontecerá entre as cidades de
Parnaíba e Ubajara (CE). Nesta etapa, a largada será feita pelo lado sul da Lagoa do Portinho e seguirá por estradas de areia existentes no meio da mata natural até a cidade de Bom Principio.
Ainda no dia 27, os pilotos passarão por percursos de terra e cascalho até uma subida que levará à Serra da Ibiapaba, a 598 metros de altitude em meio a plantações de bananeiras. Para finalizar a etapa, muitas veredinhas e pegadinhas escolhidas a dedo.
Por fim, no último dia, os competidores percorrerão os trajetos entre Ubajara e Jericoacora (CE). Serão cerca de 250 quilômetros entre trilhas, que exigirão muita navegação dos pilotos até Jijoca, local onde terminam as especiais. A festa de premiação acontecerá em Jericoacoara, praia considerada por muitos como uma das mais belas do planeta.
Este texto foi escrito por: Webventure