As equipes Telefônica, Puma, Ericsson, Green Dragon, Team Rússia e Delta Lloyd fizeram uma grande disputa em Alicante, Espanha, na manhã deste sábado (4), na abertura da Volvo Ocean Race, maior regata de volta ao mundo do planeta, que terá nove meses de duração e um percurso de 69 mil quilômetros.
Os oito barcos fizeram duas regatas in-port, dentro das águas da cidade sede espanhola, e mostraram sua imponência para o público presente. Bouwe Bekking, comandante do Telefônica Blue, foi quem garantiu as duas vitórias nas regatas, e agora é o líder da competição com quatro pontos.
Na seqüência, o outro barco da equipe, o Telefônica Black, está na segunda colocação, com 3.5 pontos, após conquistar um segundo e um terceiro lugares. Quem assegura a terceira colocação é o Puma, com 3 pontos. O Ericsson 4, comandando pelo brasileiro Torben Grael, e apontado por Kimo Worthington, diretor do Puma Racing Team, como favorito à vitória, está em quarto, com 2.5. Grael garantiu a quarta colocação nas duas provas.
Em quinto lugar está o Green Dragon, que superou algumas expectativas e fez duas boas regatas, e tem agora 2 pontos. O Delta Lloyd, após uma última e uma penúltima colocação, está em sexto lugar, com 1 ponto. O Ericsson 3, de Anders Lewander tem meio ponto após a penalização de um ponto instituída pelo Júri Internacional para cada regata in-port que o barco fizer sem corrigir a medição de sua quilha. E em último está o Team Russia, também com meio ponto.
Os barcos voltam ao mar no próximo sábado (11), em Alicante, para a largada da Volvo Ocean Race, que em sua primeira perna irá até a Cidade do Cabo, na África do Sul, em um percurso de 12 mil quilômetros.
Este texto foi escrito por: Lilian El Maerrawi
Last modified: outubro 4, 2008