Villiers e Zitzewitz saltam no segundo dia de especial (foto: Theo Ribeiro/ www.webventure.com.br)
Os competidores da equipe Volkswagen Motorsport classificaram a etapa de ontem do Rally dos Sertões como ultra-seletiva e comemoraram a dobradinha de primeiro e segundo lugares na chegada em Aruanã (GO). A equipe creditou à tecnologia TDI (Turbocharged Direct Injection) do motor a diesel a vantagem sobre os concorrentes.
Foi uma especial que exigiu bastante da suspensão, por causa dos saltos e trechos de trial, disse Giniel de Villiers. O piloto, que junto com o navegador Dirk von Zitzewitz, venceu a especial de ontem com 2h51m28, revelou que nas subidas íngremes o motor foi um grande aliado da dupla: tenho que agradecer porque várias vezes eu ficava na mesma relação de marcha e o torque do motor continuava forte. Isso nos deu muita vantagem.
Claro que a experiência e habilidade de pilotagem e navegação das duplas Villiers/ Zitzewitz e dos segundos colocados ontem Miller/ Pitchford foi de extrema importância, mas a montadora alemã, que trouxe sua equipe oficial para a 16a edição do Sertões, ficou mesmo satisfeita com o desempenho dos motores protótipos a diesel de 280hp.
Para o chefe da equipe Volkswagen, o alemão Kris Nissen, as duplas continuam evoluindo com desempenho de primeira linha. É nossa primeira vez no Rally dos Sertões e nossos pilotos e navegadores estão em perfeita harmonia com a exigência técnica das especiais e os Race Touaregs. Ele disse ainda que é importante os pilotos continuarem conduzindo com cautela, mas ofensivamente. Eu espero que Villers e Miller gerenciem bem esses próximos dias de competição porque os trechos mais difíceis ainda estão por vir, acredita.
Poeira amiga – Não importa se é da mesma equipe: rival é rival. É assim que Mark Miller encara a dupla colega de equipe. Foi um outro dia de muita poeira e não havia possibilidades seguras de ultrapassar o primeiro carro. O piloto, que corre com o navegador Ralph Pitchford, parece mesmo não querer nem saber de ficar chegando em segundo lugar. Ontem, a dupla completou a especial em 2h54m37.
O segundo dia de rali exigiu bastante, muito técnico, mas posso dizer que foi um prazer dirigir esse percurso. O piloto espera que a partir de hoje consiga um tempo melhor nas especiais. Afinal de contas temos somente nossos colegas de equipe na frente, ou seja, o ritmo é bem similar ao nosso, explica Miller. Ele e Pitchford estão a 8m01 na classificação geral atrás dos primeiros colocados Villiers/ Zitzewitz
Este texto foi escrito por: Cristina Degani