Webventure

Equipes brasileiras no Eco-Challenge

Em nova coluna, Alexandre Freitas comenta a participação do Brasil no próximo Eco Challenge.

A nona edição do Eco Challenge será realizada entre os dias 11 e 21 de outubro, no Arquipélago de Fiji, Pacífico Sul. O evento contará com a participação de 75 equipes, dentre elas, três brasileiras: EMA Brasil (8º lugar no Raid Gauloises 2002), Quasar Lontra Radical (2º lugar na EMA 2001 Amazônia) e Atenah AXN (1º lugar na Mini EMA 2002), que enfrentarão, aproximadamente, 500km enquanto praticam orientação, trekking, mountain biking, técnicas verticais, canoagem em caiaques infláveis, caiaques oceânicos duplos, pack-rafts (botes infláveis individuais) e natação.

O Eco Challenge é realizado anualmente em lugares exóticos e pouco explorados: Utah (1995), New England (1995), Columbia Britânica (1996), Austrália (1997), Marrocos (1998), Argentina (1999), Sabah (2000) e Nova Zelândia (2001). A edição de 2002 promete ser “uma mistura entre uma aventura da Indiana Jones, uma expedição de Lewis&Clark e uma moderna competição de aventura”, segundo seu diretor, Mark Burnett.

O sonho – Qualquer praticante assíduo de esportes sonha em, um dia, participar do principal evento da modalidade, ou daquele que julga o mais difícil. O sonho de qualquer jogador de futebol é jogar uma Copa do Mundo; o sonho de qualquer triatleta é participar do Ironman Hawaii.

Para os corredores de aventura, o Eco Challenge representa o ponto crucial a ser alcançado. Participar do evento já é uma vitória, pois o número de vagas é limitado e a procura é grande. A organização recebe centenas de formulários e analisa o currículo esportivo dos atletas, para então formalizar o convite de inscrição à equipe.

A participação de três equipes brasileiras no Eco Challenge 2002 representa o reconhecimento do desenvolvimento dos competidores brasileiros e, conseqüente, do potencial para turismo de aventura do país. Representa, também, o sucesso do trabalho desenvolvido pela Sociedade Brasileira de Corridas de Aventura, pioneira do esporte no Brasil (desde 1997) e organizadora da principal Corrida de Aventura da América Latina: Expedição Mata Atlântica – EMA.

Preparação – A Sociedade Brasileira de Corridas de Aventura é a patrocinadora da equipe EMA Brasil, que tem por finalidade divulgar a corrida brasileira no exterior. A equipe será composta por mim, Alexandre Freitas, Eduardo Coelho, José Roberto Pupo e Carmen Silva. Quem quiser mais detalhes sobre os integrantes pode acessar o endereço www.corridasdeaventura.com.br.

A equipe EMA BRASIL está bastante coesa e motivada. Os objetivos permanecem os mesmos de quando conquistou o 8º lugar no Raid Gauloises, em maio no Vietnã. Ou seja, completar o percurso e adquirir experiência. A logística para participação no Eco Challenge 2002 é muito grande e a equipe está finalizando os preparativos: passagens, estadia, alimentação, equipamentos (inclusive os botes individuais) e roupas.

Serão enormes as dificuldades que encontraremos em Fiji, mas o espírito de equipe e a união deverão prevalecer. Resta, agora, receber o mapa e analisar os melhores caminhos para completar o Eco Challenge 2002. Um bom resultado de qualquer uma das equipes brasileiras representará uma vitória para o Brasil.

Este texto foi escrito por: Alexandre Freitas