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Equipes contam expectativas para temporada na abertura do Brasileiro de Cross-country

Redação Webventure/ Offroad

Protótipo de Mauricio Neves (foto: Daniel Costa/ Webventure)
Protótipo de Mauricio Neves (foto: Daniel Costa/ Webventure)

Direto de Barretos – Com a largada do prólogo na manhã deste sábado, está aberta a temporada 2011 do Campeonato Brasileiro de Cross-country para os carros e caminhões. Novas eqiupes, novos protótipos e estréias marcam o início da competição.

Na categoria Pró-Etanol, que teve sua estréia em 2010, a eqiupe curitibana ProMacchina, de Maurício Neves, traz a versão atualizada do Protom, protótipo que tem base da L200 RS e motor movido a álcool. São cinco carros na prova, sendo que um, pilotado por ele mesmo, está inscrito na T1, de protótipos. “Não posso concorrer com meus clientes, e fiz o meu carro com câmbio seqüencial, blocante, freios melhores, motor melhor preparado, para entrar na [categoria] Protótipo e ter um desempenho para ajudar na divulgação do projeto. É um carro que tem condições de ganhar”, contou Neves, que está dois anos afastado das competições, e não irá competir o RN1500, segunda etapa do Brasileiro.

“Volto sem compromissos com patrocinadores, para desenvolver e mostrar o carro. E assim, sem pressão, é quando os bons resultados aparecem”, prevê o piloto paranaense. São cinco veículos já inscritos em Barretos, e mais quatro em produção, para serem entregues até o Rally dos Sertões.

Outro protótipo inscrito na prova que promete chamar a atenção é o Offrunner da equipe OffLimits, que faz sua estréia na prova.

Disputa na Protótipos – A categoria Protótipos T1 promete ser a mais disputada da temporada, assim como nos anos anteriores. Veículos como a L200 Evolution de Jean Azevedo e Emerson Cavassin, oprotótipo Shepa de Marcos Moraes e Du Sachs atuais campeões da prova – e que este ano contam com um segundo carro com Marlon Koerich e eco Muniz, além de Roberto Reijers e Rogério Almeida, de Ford Ranger, irão brigar pelo título.

É o quarto ano de desenvolvimento do carro e da dupla de Reijers/Almeida. A equipe está otimista para a estréia. “Este ano melhoramos a suspensão do carro, estamos muito entrosados e prontos para colher bons resultados”, disse o piloto. “Estamos em ascensão, vamos disputar todo o Campeonato Brasileiro de Cross-country e também o Rally dos Sertões”, completou o navegador Rogério Almeida.

Após ser o melhor brasileiro no Dakar, de moto, Jean Azevedo volta para as quatro rodas em dupla com Emerson Cavassin. “A princípio vamos competir todas as etapas. O campeonato tem bons pilotos e vamos tentar continuar a andar na frente, como tem acontecido nos últimos três anos”, contou Jean.

Marlon Koerich também está na briga pelo título. O piloto catarinense voltou às competições no Rally dos Sertões de 2010 e depois fez as últimas etapas do Brasileiro. “Agora entro no campeonato desde a primeira etapa, o que é melhor para conseguir bons resultados, ao lado do meu navegador Deco Muniz”, disse o piloto, que voltou do Dakar com o título de melhor estreante nos carros, como parte da equipe Petrobras-Lubrax. “Lá aprendi muito para minha vida e como piloto. O nível de perigo e dificuldade lá, como areia e pedras, não existe no Brasil. Então foi bom para ter uma melhor noção de onde entrar com o carro e onde evitar por aqui, além de melhorar a concentração, saber manter a calma”, avaliou Koerich.

Este texto foi escrito por: Rafael Bragança e Daniel Costa

Last modified: março 26, 2011

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