Equipe tenta formar figura; câmera flyer (acima) registra a manobra (foto: Rick Neves / Azul do Vento)
As equipes de pára-quedismo da categoria FQL (Formação em Queda Livre) devem intensificar neste fim de semana o treinamento para os dois principais eventos do país nessa modalidade esportiva: a última etapa do Circuito Ford Ranger e Campeonato Brasileiro de Pára-quedismo. Ambos acontecem no próximo feriado de 15 de Novembro, em Campinas (SP), com cobertura do Webventure.
Durante as competições também serão definidos os representantes nacionais nos Jogos Aéreos Mundiais de 2002. No Brasileiro, a equipe Action é a favorita na categoria Pró e também está na briga com a equipe Azul do Vento pelo título do Circuito.
Na Formação em Queda Livre, os participantes formam equipes de 4 e 8 integrantes, mais o cameramen, que tem como finalidade registrar as manobras.
O objetivo é realizar os saltos formando figuras pré-estabelecidas em queda livre. O número de figuras realizadas sem penalidades dentro do tempo previsto, define o número de pontos da equipe na rodada/salto. A atuação é avaliada pelos juízes, em terra, a partir do vídeo produzido pelos câmeras.
Também fazem parte da disputa dos dois campeonatos as modalidades Free Fly, Skysurf e Free-Style. O público poderá conferir os pousos dos atletas e outras atividades programadas para o evento, como test-drives das picapes Ford. A competição vai acontecer na escola de pára-quedismo Azul do Vento (Aeroporto dos Amarais), sempre a partir das 9 horas.
Este texto foi escrito por: Webventure