Webventure

Equipes discutem regras da nova classe da 33ª America´s Cup

No último sábado, dia 15/09, os designers do Alinghi e os cinco desafiantes da 33ª America’s Cup se reuniram pela primeira vez em Valência para discutir as regras da nova classe de barcos e da competição, que acontecerá na cidade espanhola em 2009.

Um dos principais tópicos desta discussão foi a filosofia desta nova classe, que deverá protagonizar duelos mais emocionantes, em termos de velocidade, tamanho e força. A intenção é a de que a embarcação, que terá 90 pés, exija ainda mais dos velejadores, tanto fisicamente como tecnicamente.

Nesta primeira reunião já foram confirmadas algumas dimensões principais do barco. Sua linha d’água terá 90 metros e o calado ( medida entre a quilha do navio e a linha d’água) 6.5 metros, com uma quilha móvel de 4.1 metros. Outras dimensões importantes, como o peso, a boca e a área vélica serão decididas com base na infra-estrutura de Valência.

Tanto as dimensões como as regras sobre a estrutura serão mantidas em sigilo até o dia 31/10, quando a nova classe se tornará pública. “Nós queremos que esta classe instigue os designers, velejadores e o público e que seja a base de uma classe que dure e prospere por um longo tempo”, disse Tom Schnackenberg, consultor de regras da organização.

Avaliação – “Este é um bom começo para a próxima America’s Cup. Nós do Team New Zealand estamos muito animados com a nova classe. Não há tempo a perder já que o ciclo da competição é curto, por isso estamos felizes pelo fato das coisas estarem caminhando”, avaliou Grant Dalton, diretor da equipe neozelandesa.

A próxima reunião para discutir a nova classe acontecerá no dia 15/10, quando as equipes discutirão o primeiro rascunho da regra.

Este texto foi escrito por: Webventure