Webventure

Equipes fazem vistoria antes da aventura


Integrante da equipe local de Teresópolis Alpina faz os testes de caiaque. (foto: Fábia Renata)

Teresópolis/ RJ – Hoje, véspera da largada da Rio Eco 2000 (primeira corrida de aventura no estado do Rio de Janeiro), as equipes passaram pela vistoria dos equipamentos obrigatórios e pelas verificações de habilidades (rapel, caiaque oceânico).

Primeiro, todos preencheram uma ficha de inscrição. Depois apresentaram o exame médico para que o passaporte esteja completo. Este passaporte acompanhará a equipe por toda a prova e terá que ser carimbado em todos os PCs (postos de controle) distribuídos no roteiro.

Feito isso, fizeram o check in de equipamentos: de orientação (cada equipe deve ter no mínimo dois dos integrantes que saibam usar bússola e mapa; o uso do GPS é opcional), rapel, mountain bike e de farmácia (kit de primeiros socorros obrigatório). Também retiraram um telefone Globalstar, que será usado no caso de emergências, e os adesivos e roupas de identificação. Segundo Marília Dieu, membro da organização, “nenhuma equipe teve problemas com a verificação dos equipamentos”.

Depois de tudo checado, os três membros da equipe passaram aos testes de habilidades. Mostraram intimidade no o rapel e caiaque oceânico. Neste, os atletas tiveram que treinar subida de frente e de trás, tirar a água do caiaque, fazer a transferência seca (passar de um caiaque para o outro sem cair na água) e capotamento de toda a equipe.

Nenhuma equipe teve problemas com os caiaques, “mesmo porque a intenção não é aprovar ou reprovar, mas ensinar quem não sabe e mostrar para a equipe as suas limitações”, explicou Laurent Maubré, idealizador e organizador da prova.

Este texto foi escrito por: Fábia Renata e Andre Pascowitch