Foto: Pixabay

Equipes finalizam a preparação para o Ecomotion/Pro 2007

Redação Webventure/ Corrida de aventura

Daiane Souza na troca de camisetas (foto: Daniel Costa/ www.webventure.com.br)
Daiane Souza na troca de camisetas (foto: Daniel Costa/ www.webventure.com.br)

Direto de Búzios (RJ) – Faltam poucas horas para a largada da quinta edição do Ecomotion/Pro 2007, mas oficialmente o evento já começou. Na tarde deste sábado as equipes reuniram-se em um restaurante na Praia Brava, em Búzios, para um almoço e a tradicional troca de camisetas de frente para a praia. O Team Sole, do capitão Paul Romero e a equipe brasileira Oskalunga levaram várias camisetas a mais para trocarem e levarem a lembrança desta edição da prova.

Foi a primeira vez que todos os atletas se encontraram para a edição deste ano. As equipes brasileiras estão confiantes em um bom desempenho no Ecomotion/Pro 2007, etapa do circuito mundial de corridas de aventura. Frente a algumas das melhores equipes do mundo, os competidores nacionais só conseguiram uma vitória em cinco anos de Ecomotion. Na Costa do Dendê, Bahia, a Quasar Lontra foi a melhor.

“Nossa intenção é ficar entre as dez melhores equipes. Considero que existem hoje dez equipes com condições de vencer e queremos estar entre elas no final. Pelo menos sete estrangeiras e três nacionais”, avalia o capitão da Quasar, Rafael Campos.

A confiança do atleta tem motivo. “Quando estamos no Brasil, o clima, o povo e a língua nos favorecem. Imagino que será uma corrida muito rápida, bem disputada, o que deve obrigar as equipes da ponta imprimirem um ritmo bem forte. Vamos fazer de tudo para ficar o mais perto possível da ponta”, comentou.

A prova – O Ecomotion/Pro 2007 vai largar do Rio de Janeiro. A capital fluminense recebe o comboio com os atletas para a largada às 21h deste domingo. A base da prova e a chegada, porém, é em Búzios, no litoral Norte do Estado. O sábado amanheceu com tempo encoberto e vento frio, mas ao longo do dia o sol saiu forte e mostrou as belezas das praias da cidade.

Durante o almoço de confraternização, algumas equipes chegaram a falar em desistir da prova e aproveitar o fim de semana em Búzios, na brincadeira. “Por mim, é mais um motivo para acelerar e curtir tudo isso no fim, semana que vem”, afirmou Paul Romero, capitão do Team Sole, equipe atual campeã da prova.

O mapa com todos os detalhes do percurso será divulgado esta noite, no briefing, mesmo assim algumas equipes já especulam sobre algumas passagens. “Extra-ofcialmente sabemos que a saída do Rio será pela Baia de Guanabara, com 60 km de canoagem. Esperamos uma transição no pé da Serra. Ainda precisamos ver o local exato”, comentou Vladimir Avragov, responsável pelo apoio da equipe Cosa Nostra.

Para o português Alexandre da Silva, da equipe XPD Adventure Race, competir no Brasil tem um desafio duplo. “As provas aqui são sempre muito divertidas, com várias dificuldades técnicas, um percurso interessante e para nós, europeus, algumas surpresas. Barro aqui, é barro de verdade. Temos também um ritmo de prova diferente do brasileiro. As provas em Portugal são mais rápidas, menos travadas. Mas para nós é fácil fazer uma prova no Brasil, a língua facilita comprar comida, conseguir ajuda nos apoios e outros detalhes”, avaliou.

A equipe Armada Adventure é carioca, possui integrandes de Petrópolis e Teresópolis, possivelmente pontos por onde o Ecomotion/Pro 2007 irá passar e também onde a equipe treina. Mas para o capitão Marcos Fernandes, o que pode parecer uma vantagem, tem seu lado negativo. “Existe a vantagem de ter uma noção grande de direção, mas também uma grande desvantagem, de ter uma cobrança por causa disso. Essa cobrança tem um peso maior por conhecermos a região. Cada um se conhece, sabe que está perto de casa e essa cobrança não é benéfica”, disse.

Além de conhecer parte do roteiro da prova, a equipe conta com o navegador campeão brasileiro de Orientação, Marco Farinazzo. “A navegação em corrida de aventura é completamente diferente das outras provas. Essas horas que antecedem a entrega do mapa me deixam bastante ansioso. A navegação noturna, no mar e represa, complica bastante, mas espero fazer o meu melhor e levar meus amigos no lugar certo, que é a melhor coisa para um navegador”, contou Farinazzo.

Mais mulheres – A equipe paranaense Audax aposta em uma formação com duas mulheres e dois homens para o Ecomotion/Pro 2007. Segundo Daiane Souza, a equipe deve ficar melhor, e terminar pela primeira vez a prova.

“Acho que ter mais mulheres tem mais prós do que contras. Nosso grupo é de sete pessoas, mas alguns não estavam treinando muito e escolhemos os melhores. Já está provado que as mulheres são boas de resistência, melhores para provas longas, acho que isso equilibra cada vez mais. O resultado da Atenah no ano passado prova isso”, afirmou Daiane, referindo-se ao quarto lugar da equipe formada só por mulheres no Ecomotion/Pro 2006 o melhor resultado brasileiro naquele ano.

Este texto foi escrito por: Daniel Costa

Last modified: outubro 20, 2007

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure