Webventure

Equipes largam às 19h30 no Ecomotion/Pro e remam no Rio Paraíba do Sul


Equipe começam a colocar os caiaques na água rumo aos 500km da prova (foto: Divulgação/ Ale Socci)

Direto de Resende (RJ) – Foi dada a largada na maior prova de corrida de aventura da América Latina. As 53 equipes acabaram de largar em Resende (RJ) e remarão 11,2 quilômetros no Rio Paraíba do Sul até a transição para a bike. A chegada dos caiaques será em um pontilhão de trem, embaixo da Via Dutra.

A transição será extremamente rápida e os competidores sobem a serra em direção à Visconde de Mauá, uma das regiões mais visitadas de ecoturismo na Serra da Mantiqueira.

Pouco antes da largada, houve um sorteio que definiu em que margem cada equipe iria largar, esquerda ou direita. A largada foi estática. Soaram as sirenes e as equipes tiveram até 20 minutos para se posicionar e começar a remar.

Para aproveitar a luz no final do dia, a organização do Ecomotion/Pro 2006 antecipou a largada em 30 minutos. O tempo na região está carregado e com muitas nuvens no céu. Desde a tarde de hoje, os caiaques duplos estão enfileirados sobre a ponte do Rio Paraíba do Sul.

O Rio Paraíba do Sul é um dos mais poluídos da região, pois recebe dejetos das industrias do Vale do Paraíba.

Mountain bike – O frio não deve abalar tanto as equipes na subida, que terão de fazer um trecho longo de bike até a vila de Maringá, passando Visconde de Mauá. Serão quase 75 quilômetros de mountain bike, com subida acentuada e em uma estrada de terra que, pelas últimas chuvas, deve estar bastante comprometida.

Após esse duro percurso, as equipes encontram seus apoios novamente na vila de Maringá (PC4) e devem ter uma assistência um pouco mais demorada, pois enfrentarão uma dura noite de trekking, entrando no Parque Nacional de Itatiaia.

A previsão é de que as primeiras equipes atravessem a trilha na parte de trás do parque nacional, que passa pela Cachoeira do Aiuruoca (PC5), e que cheguem nas Prateleiras às 6 horas da manhã de segunda-feira (13).

Colaborou Cristina Degani.

Este texto foi escrito por: Redação Webventure