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Equipes pequenas dificultam vitória de favoritos na Louis Vuitton

Redação Webventure/ Vela

No desafio Areva x Desafio Español  os espanhóis tiveram seu pau de spin quebrado (foto: ACM 2007/ Vicent Bosch )
No desafio Areva x Desafio Español os espanhóis tiveram seu pau de spin quebrado (foto: ACM 2007/ Vicent Bosch )

Mais uma vez o vento, ou a falta dele, foi o grande protagonista do final de semana na Louis Vuitton. No sábado as séries 3 e 4 de regatas foram canceladas e adiadas para o domingo, quando só foi possível realizar a série 3. A surpresa ficou por conta das equipes pequenas, que deram trabalho para as tripulações favoritas.

O americano BMW Oracle Racing, do experiente Chris Dickson, ficou atrás do Team Shosholoza durante toda a primeira volta, até que sua vela balão caiu na água. Apesar dos africanos terem se recuperado nos momentos finais da regata, Dickson foi prudente e assegurou a liderança por 47 segundos.

O China Team também liderou a disputa com Victory Challenge por aproximadamente dois terços da primeira metade da regata. No entanto, o suéco Victory, de Magnus Holmberg, se recuperou, abrindo larga vantagem para o barco chinês. No final a diferença foi de 3min50seg, a maior das cinco regatas do dia.

United Internet Team Germany dificultou a vitória do italiano Luna Rossa, que terminou apenas 50 segundos a frente do alemão. Já o Emirates Team New Zealand garantiu uma vitória tranqüila sob o +39 Challenge, impondo 2min41seg. O Areva Challenge também garantiu a liderança de 2min06seg sob o Desafio Español, que sofreu uma quebra no seu bastão do balão (o pau de spin) durante o primeiro gybe.

As regatas – Com os cancelamentos deste final se semana, a competição já soma cinco dias e meio sem regatas. A fim de otimizar os próximos dias de Louis Vuitton Cup, a organização decidiu realizar as séries em ordem, sendo que todas do primeiro turno acontecerão antes do início do segundo turno de regatas, sem pausa entre elas. Se necessário serão realizadas duas regatas por dia no 2º turno.

“Nosso objetivo é tentar fazer com que as regatas sejam as mais justas possíveis para que cada yacht no match race tenha a oportunidade de vencer”, disse o diretor Dyer Jones, sobre a decisão de não realizar as regatas com menos de 7 nós de vento. Nesta segunda-feira serão realizadas as séries 4 e 5.

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: abril 23, 2007

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