A equipe EMA Brasil. (foto: Divulgação)
Todas as equipes já se apresentaram para a organização do Raid Gauloises 2002, que começa neste sábado (27/04), no Vietnã. Os competidores já sabem os detalhes da prova.
A largada da prova acontecerá em uma etapa de trekking. As próximas etapas serão mountain biking e canoagem em canoas canadenses, onde descerão um rio com corredeiras de até nível 2. No meio desta etapa de canoagem, os competidores deverão seguir por uma trilha até o PC onde farão um rappel e depois continuarão remando até encontrarem com suas respectivas equipes de apoio.
O atletas deixarão a Área de Reabastecimento de comida (onde encontraram os apoios) pedalando, depois seguirão de trekking até o PC da tirolesa.
Cavernas – A etapa seguinte será de cavernas até encontrarem as pequenas embarcações vietnamitas para a etapa de canoagem em canoas locais. Haverá ainda uma etapa de trekking e outra de canoagem antes de encontrarem novamente a equipe de apoio.
Outra etapa de trekking, mais uma caverna a ser vencida e novamente pegarão suas mountain bikes até alcançarem uma represa, onde encontrarão a equipe de apoio. Nesta represa, deverão atravessar em canoas canadenses, transportando suas mountain bikes para continuarem pedalando. Seguirão, ainda, em trekking e a última etapa será de canoagem em caiaque oceânico, até alcançarem Halong Bay, local onde termina o Raid Gauloises 2002. Mais informações sobre a prova estão no site oficial www.raidgauloises.com
Brasileiros – A checagem de equipamentos obrigatórios foi realizada ontem, sem problemas para a equipe EMA Brasil. Muitos times tiveram dificuldades durante esta checagem, principalmente com os equipamentos para as etapas de técnicas verticais. O problema é agravado porque no Vietnã não existem lojas de equipamentos especializados.
Os brasileiros se dizem impressionados com o país: o Vietnã ainda sofre as conseqüências dos 15 anos de guerra contra os americanos. O isolamento internacional e o regime comunista contribuíram para a estagnação econômica: a renda per capta do país é uma das mais baixas do mundo, o saneamento básico é praticamente nulo. Quase não se vê carros pelas ruas, pois 95% da população têm motocicletas e a poluição sonora é muito grande.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: abril 24, 2002