Webventure

Eric Teles e Thais Makino vencem o Brasileiro de Escalada Esportiva


Competição reuniu grande público em Belo Horizonte (foto: Divulgação/ Academia Rokaz)

Disputado no último domingo (28) na academia Rokaz, em Belo Horizonte (MG), o Campeonato Brasileiro de Escalada Esportiva revelou os novos campeões da modalidade. Eric Teles e Thais Makino comemoram o título em grande estilo.

“A via da semifinal do master feminino era em uma parede vertical, com movimentos delicados e bem difíceis no final, consegui completar, mas com alguma dificuldade, já que eu escalo muito pouco vias ou boulders nesse estilo. A via da final consegui completar com menos dificuldade, pois era uma via no negativo, com boas agarras e movimentos atléticos”, contou Thais.

As vias foram montadas pelo experiente André “Bele” Berezoski, dono de diversos títulos nacionais e conquistas dentro e fora do país. Um dos destaques da competição foi o público que se mostrou presente durante todo o dia, incentivando e aplaudindo muito os atletas.

Nas competições da categoria Master, tanto no masculino, como no feminino, houve a disputa de uma “Super final”, onde os dois melhores decidiram o título. “Consegui dominar uma agarra a mais que a Janine (Cardoso), e assim conquistei o título desse Brasileiro”, comemora Thais, que enfrentou a atual campeã brasileira da modalidade. No masculino, a disputa foi entre Eric Teles e Jean Ouriques, onde Eric levou a melhor, caindo apenas ao tocar a última agarra.

Mais resultados – Além da categoria principal (Master), a competição também teve disputas nas categorias Iniciante e Amador. Glauce Ibraim e Arthur Pereira foram os melhores na Iniciantes e subiram ao lugar mais alto do pódio, enquanto Laura Volponi e Matheus Farage ficaram em primeiro na Amador. Confira todos os resultados no link no início da matéria.

Na Master, comemoração em família no masculino, com os irmãos Jean e Juan Ouriques, na segunda e terceira colocações, respectivamente. Ambos são monitores da academia Rokaz. No feminino, a atual campeã Janine Cardoso ficou em segundo, seguido por Luana Riscado.

“Foi muito interessante ver a escalada de atletas como a Luana Riscado (RJ), de 19 anos, e a Mariana Gomes (BH), de apenas 15, ambas da Seleção Juvenil. Luana completou a via da final sem grandes dificuldades, mas como não completou a via da semi, não pôde participar da superfinal. Já Mariana completou a via da semi, e fiquei muito impressionada com a sua força e garra”, destaca a campeã.

“Acima de tudo, a organização do campeonato está de parabéns, pois foi um evento muito bacana e sei como é difícil realizar algo assim num ano em que poucos campeonatos de escalada aconteceram. Eu ainda não conhecia a Rokaz, e fiquei muito impressionada com o carinho e o cuidado que a família Ouriques tem com tudo relacionado à academia, fazendo diversos eventos para agitar o ambiente da escalada em Belo Horizonte durante o ano todo”, completa Thais.

Este texto foi escrito por: Redação Webventure