Quilha apresenta medições diferentes da regra (foto: Oskar Kihlborg/ Ericsson Racing Team)
O barco Ericsson 3, comandado por Anders Lewander, e que a partir deste sábado (4) disputará a Volvo Ocean Race, foi penalizado pelo Júri Internacional por não ter cumprido as medições obrigatórias do Volvo Open 70, a padronização de todos os barcos que irão fazer a regata. O problema foi identificado na quilha, que tem orifícios em sua formação.
Para solucionar o problema, foram inseridas peças de aço para tampar essas cavidades, porém nem todas foram fechadas. O Júri Internacional ainda sugeriu que os responsáveis pelo barco colocassem mais peso nele para que não haja vantagem sobre os outros concorrentes. A falha da quilha diminui o peso total do barco em 625 gramas.
O Ericsson 3 será autorizado a competir mesmo fora dos padrões de medição, porém será penalizado em um ponto em cada dia de regatas in-port, um ponto a menos por cada pontuação feita nos portões de passagem, que são pontos obrigatórios de passagem no mar, e dois pontos por cada perna.
Eles não tendo recebido a aprovação na medição, resolveram tapar as cavidades, mas essa idéia devia ter sido abandonada e uma nova quilha construída. O Júri tem a opinião de que todos os barcos devem estar com o Certificado de Medição, o que cria um nível de jogo igual para todos, o que é fundamental importância no esporte, disse Bryan Willis, Presidente do Júri Internacional, na decisão sobre a punição.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: outubro 3, 2008