Ericsson encosta na Marina da Glória (foto: Daniel Costa/ www.webventure.com.br)
Direto do Rio de Janeiro (RJ) – Perto das quatro da tarde deste sábado o quinto veleiro da Volvo Ocean Race chegou na Marina da Glória, Rio de Janeiro. O sueco Ericsson terminou a quarta perna da prova, mais longa e considerada mais difícil, com 6.700 milhas náuticas (mais de 12 mil quilômetros) passando pelos mares do sul e o Cabo Horn.
A tripulação de Neal McDonald chegou com a bandeira brasileira hasteada e muita disposição. Tivemos alguns incidentes, até um princípio de incêndio dois dias atrás. Estamos bem felizes de chegar aqui, disse o espanhol Guilhermo Ataldi. Fizemos algumas escolhas que nos custaram uma diferença grande para o líder. Soube que não teríamos muitas chances logo depois do Cabo Horn, comentou o comandante McDonald.
Com o quinto lugar o Ericsson ocupa a última colocação na classificação geral, cinco pontos e meio atrás do Brasil 1. O veleiro sueco tem 21 pontos, contra 26.5 dos brasileiros. O líder na geral é o ABN Amro 1, com 49 pontos.
Agora o único veleiro que falta chegar é o Movistar, que teve problemas na passagem pelo Cabo Horn e ainda está 908 milhas afastado do Rio de Janeiro. O Brunel optou por não competir essa perna e retorna na próxima parada, Baltimore (EUA). Amanhã os veleiros que estão na Marina da Glória serão retirados da água para começar os reparos.
Este texto foi escrito por: Daniel Costa
Last modified: março 11, 2006