Foto: Pixabay

Ericsson muda de comandante e brasileiros são confirmados nas próximas pernas

Redação Webventure/ Vela

Lucas Brun foi confirmado na próxima perna (foto: Daniel Costa/ www.webventure.com.br)
Lucas Brun foi confirmado na próxima perna (foto: Daniel Costa/ www.webventure.com.br)

Direto do Rio de Janeiro – Desde o início da semana algumas equipes da Volvo Ocean Race anunciaram mudanças em suas tripulações. A maior de todas foi feita hoje. O Ericsson Racing Team irá mudar de comandante para a próxima perna. O americano John Kostecki vai assumir o lugar de Neal McDonald.

O ex-comandante passará para a vaga de capitão de turno e “co-comendante”, como informou a direção da equipe. “Neal tem sido o comandante desde o começo da campanha, mas considerando a nossa atual situação na prova, ficou claro que precisamos de uma melhora na dinâmica e na performance. Depois de longas conversas com Neal, John e outros membros da equipe, decidimos que uma mudança na organização é necessária para a quinta perna”, comentou Richard Brisius, diretor do projeto.

“Até aqui a prova tem sido dura para o Ericsson e não tivemos os resultados esperados. John Kostecki tem recordes tanto na navegação curta como em provas de oceano. Todos temos muito respeito por ele, foi por isso que ele veio para a equipe”, disse McDonald. Kostecki é o atual comandante campeão da Volvo Ocean Race, título conquistado em 2002 no Ilbruck.

Ele foi o tático do Ericsson em todas as in-port races. “Pelo que vi até agora, esses veleiros são extraordinários. Estou louco para poder ter a experiência de sair em uma perna offshore com eles”, disse o novo comandante do Ericsson.

O Movistar anunciou ontem a saída de Xabier Fernandes da tripulação assim que o veleiro chegar no Rio de Janeiro. O espanhol vai começar a campanha olímpica e deixará a equipe para se dedicar exclusivamente à classe 49er.

“São as últimas milhas de Xabi conosco. Teremos várias trocas de vela e prometemos acordá-lo para todas elas”, brincou o comandante Bouwe Bekking. A previsão de chegada do veleiro espanhol é no início da manhã desta quinta-feira na Marina da Glória.

Pelo lado brasileiro, o ABN Amro 2 confirmou a presença do brasileiro Lucas Brun na próxima perna da prova, que vai do Rio de Janeiro até Baltimore, nos Estados Unidos. No Brasil 1, Marcelo Ferreira volta para a tripulação, mas dessa vez no lugar do noruegues Knut Frostad. Horácio Carabelli, uruguaio naturalizado brasileiro, continuará na equipe.

Este texto foi escrito por: Daniel Costa

Last modified: março 15, 2006

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure