Tripulação será apresentada em Alicante (foto: Oskar Kihlborg/ Ericsson Racing Team)
A equipe do Ericsson Racing Team apresentará suas duas tripulações para a Volvo Ocean Race nesta terça-feira (30), na cidade espanhola de Alicante, onde será feita a primeira regata in-port da competição, em 4 de outubro, e a largada da prova, no dia 11.
Os barcos serão comandandos pelo sueco Anders Lewander, 44 anos, que estará a frente da tripulação nórdica, no Ericsson 3. Ele já participou da regata Sydney-Harbor, venceu a Archipelago Raid (regata de catamarãs entre a Suécia e a Finlândia), e velejou ao redor do mundo a bordo do maxi-catamarã Cheyenne (ex-PlayStation) durante a Oryx Cup 2005. E também pelo brasileiro Torben Grael, 48 anos, comandante da tripulação internacional no Ericsson 4, e terceiro colocado na Volvo Ocean Race 2005/06, a bordo do Brasil 1, além de ter cinco medalhas Olímpicas, incluindo dois ouros, uma campanha vitoriosa como tático na Louis Vuitton Cup em 2000 e um segundo lugar em 2007. Torben tem ainda sete medalhas na classe Star em Campeonatos Mundiais, incluindo dois ouros.
O time que formamos para a tripulação Internacional é um misto de experiência e talento. Temos alguns velejadores que já venceram edições passadas da regata de volta ao mundo e alguns que estão participando pela primeira vez, como nossos proeiros, que estão empolgados para mostrar serviço. Nós nos esforçamos muito e dedicamos muito tempo aos treinamentos e não vejo a hora de dar a volta ao mundo com eles, disse Torben sobre a tripulação composta por velejadores do Brasil, Inglaterra, Austrália e Nova Zelândia.
A média de idade dos comandados de Torben é de 35,8 anos, somando ao todo 16 participações da Volvo Ocean Race e aproximadamente 510 mil milhas velejadas por eles. Os chefes de turno serão os neozelandeses Stu Bannatyne e Brad Jackson. Bannatyne, de 37 anos, e Jackson, de 40, estão competindo pela quinta vez na VOR e cada um tem dois títulos da regata no currículo.
Os Nórdicos – Este mês foi muito interessante, com a chegada dos últimos tripulantes ao time. Temos treinado muito, tanto para a regata local quanto para as pernas oceânicas, e estamos ansiosos para começar a competir, disse Anders Lewander.
Os chefes de turno da tripulação composta por velejadores da Suécia, Dinamarca, Noruega e Finlândia são Richard Mason, de 34 anos, e Magnus Olsson, de 59. Somados, os dois têm sete edições da regata no currículo, com seis pódios e uma vitória. A média de idade da tripulação Nórdica é de 39 anos.
Veja a tripulação de cada barco da Ericsson –
Internacional
Navegador – Jules Salter (Cowes, Inglaterra)
Chefes de turno – Stu Bannatyne e Brad Jackson (Auckland, Nova Zelândia)
Reguladores de vela – Tony Mutter (Auckland, Nova Zelândia), João Signorini (Rio de Janeiro, Brasil), Horácio Carabelli (Florianópolis, Brasil) e Dave Endean (Auckland, Nova Zelândia)
Proeiros – Ryan Godfrey (Adelaide, Austrália) e Phil Jameson (Auckland, Nova Zelândia)
Tripulante de mídia – Guy Salter (Titchfield, Inglaterra)
Tripulantes-extra para a regata in-port de Alicante – Brian MacInnes (Chester, Nova Escócia) e Joe Spooner (Valencia, Espanha)
Nórdica
Navegador – Aksel Magdahl (Oslo, Noruega)
Chefes de turno – Magnus Olsson e Richard Mason (Estocolmo, Suécia)
Reguladores de vela – Thomas Johanson (Espoo, Finlândia), Stefan Myrälf (Hellerup, Dinamarca), Jens Dolmer (Nyköbing Falster, Dinamarca) e Anders Dahljsö (Onsala, Suécia)
Proeiros – Martin Krite (Lund, Suécia) e Martin Strömberg (Gotemburgo, Suécia)
Tripulante de mídia – Gustav Morin (Estocolmo, Suécia)
Tripulantes-extra para a regata in-port de Alicante – Rasmus Kostner (Arhus, Dinamarca) e Jann Neergaard (Valencia, Espanha)
Este texto foi escrito por: Webventure