Foto: Pixabay

Ericsson Racing Team faz trabalho de previsão do tempo na Volvo Ocean Race

Redação Webventure/ Vela

Bedford trabalha na VOR desde 2002 (foto: Oskar Kihlborg/ Ericsson Racing Team)
Bedford trabalha na VOR desde 2002 (foto: Oskar Kihlborg/ Ericsson Racing Team)

Preparando-se para os desafios que virão na primeira perna da Volvo Ocean Race, que começa neste sábado (11), com largada marcada para às 7h, horário de Brasília, em Alicante, na Espanha, a Ericsson Racing Team conta com o trabalho do meteorologista Chris Bedford.

Aos 44 anos, essa será a terceira participação de Bedford na regata. Em 2002/03, ele trabalhou com o barco campeão Illbruck Challenge, e em 2005/06, no escritório da corrida. Além disso, ele fundou o Serviço de Meteorologia para Navegação, em 1998, que presta consultoria nos serviços de previsão do tempo para marinheiros, aventureiros e profissionais da indústria.

O trabalho com as equipes da Ericsson neste momento é na previsão de tempo e dos ventos na primeira perna da regata, que vai até a Cidado do Cabo, na África do Sul. Será uma etapa difícil em que os velejadores irão enfrentar os ventos alísios do Atlântico Norte, a falta de ventos na linha do Equador e então à pressão do Atlântico Sul, até chegarem à África.

“Eu gosto de trabalhar com uma equipe”, disse Bedford, que trabalha sempre uma noite antes do começo de cada etapa para poupar as tripulações de se reunirem antes da largada para verem as condições, já que geralmente eles estão atarefados com o preparo do barco. Ele prepara um compilado de informações para cada equipe.

“Tento dar a eles todas as informações que eu acho importante. Tento decifrar vários cenários. Todos querem uma resposta, mas ela não existe. Busco decifrar um padrão e achar incertezas nas previsões. Procuro o desconhecido”, explica o profissional.

Chris Bedford trabalha em conjunto com o neozelandês Mike Quilter, que ajuda o meteorologista no planejamento. “Eu digo que Mike é um treinador de navegador. Ele liga as previsões meteorológicas com o aspecto prático de navegar”, disse Bedford, que trabalhou com o Ericsson Racing Team durante toda a fase de treinamentos em Lanzarote, nas Ilhas Canárias.

“Tenho lembrado-os do que aconteceu nos treinamentos, no verão. Além disso, dado minhas idéias de rotas e opções preliminares”, contou Bedford.

Primeira Etapa – Chris já tem uma previsão do que os comandados de Anders Lewander e Torben Grael irão encontrar entre Alicante e Cidade do Cabo. Os últimos dois dias, ventos de leste bateram na cidade espanhola, e o meteorologista acredita que neste sábado, o vento estará de nordeste o que presume que os barcos chegarão ao Estreito de Gibraltar em aproximadamente 24 horas.

“Eles devem ter ventos sólidos no sábado e no domingo”, prevê ele que afirma ainda que a Volvo Ocean Race já começou.

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: outubro 10, 2008

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure