Webventure

Érika Gramiscelli e Rubens Valeriano vencem o Desafio da Mantiqueira


O Desafio da Mantiqueira foi uma prova para todos os tipos de atletas (foto: Amigos da Bike)

O Parque Estadual de Campos do Jordão, no horto florestal, recebeu neste domingo 500 atletas para mais uma edição do Desafio da Mantiqueira. Como é de se esperar, o evento não decepcionou no quesito “desafio”, este ano ele chegou com uma carga a mais de dificuldade técnica e física.

O percurso contou com muito single-tracks, lamaçal, cascalho, subidas e descidas técnicas. Para alguns o Desafio da Mantiqueira terminou logo após a largada, muitos atletas retornaram após 20 minutos de prova, alguns com corrente quebrada, outros com pneus furados. Teve até aqueles que não chegaram a largar.

A cada ano a Mantiqueira desafia mais os atletas, Odair Pereira, um dos favoritos para este ano teve seus dois pneus furados na metade da prova. Tombos também não faltaram, alguns mais graves outros menos, todos estes fatores juntos dão o ar da graça: a vontade de vencer este desafio que não tem limites.

O Desafio da Mantiqueira deste ano contou com atletas das mais diversas idades, atletas especiais e pessoas conhecidas do meio, como Gian da Scott, Maurício da Crank Brothers, Gonga do Big Biker, Felipe do The Rock, Silveira do Interestadual entre outros que costumam ver a prova por um outro ângulo. Adriana Nascimento este ano também viu a largada de uma forma diferente, ao contrário dos anos anteriores, ela optou por ser umas das últimas a iniciar a prova.

Último segundo – A categoria Elite feminina este ano também roubou a cena, a atenção ficou voltada para Érika Gramiscelli e Roberta Stopa que decidiam a prova no sprint final, passando pela linha de chegada “roda-a-roda” dificultando a vida dos organizadores. Nem mesmo as atletas souberam a ordem de chegada.

Testemunhas e fotos foram acionados para ajudar a esclarecer a verdadeira vencedora, no final Gramiscelli levou a melhor, mas ficou a controvérsia no ar. As duas atletas vieram durante a prova toda brigando pela posição, Lourena, terceira colocada não conseguiu acompanhar a dupla na fuga aberta por Roberta logo na primeira grande subida, chegando bem atrás das duas, apenas administrando a sua colocação.

Na Elite Masculina, a situação foi bem parecida, logo nos primeiros quilômetros da prova, Edivando de Souza Cruz, Rubens Donizete e Thiago Aroeira abriram uma fuga e vieram revezando durante toda a primeira etapa da prova, o circuito de 46 quilômetros.

Na segunda fase, que envolvia apenas a categoria pró com 24 quilômetros, o pior trecho da prova, com subidas fortes e descidas técnicas em meio single-tracks, Edivando apostou em aumentar o ritmo deixando Thiago Aroeira mais atrás, Rubens partiu junto com Edivando na briga por colocação.

Restando 4 quilômetros para finalizar a prova, os atletas se depararam com a última subida, onde Rubens conseguiu imprimir um ritmo ainda mais forte abrindo uma vantagem sobre Edivando de 15 segundos, que foi administrada até a linha de chegada.

A organização está de parabéns pelo alto nível do evento, elogiado pelos atletas da elite masculino e feminino que estão em ritmo forte de treino, e também pelos entusiastas privilegiados pelo visual das trilhas. O portal Amigos da Bike.com.br torce que a próxima edição, assim como essa, bata um novo recorde de inscritos.

Classificação

Elite Masculino
01 Rubens Donizete Valeriano
02 Edivando de Souza Cruz
03 Thiago Aroeira
04 Tácio Camargo
05 Robson Ferreira da Silva

Elite Feminino
01 Érika Gramiscelli
02 Roberta Stopa
03 Lorena Maria de Oliveira
04 Roberta Kely Campos
05 Daiana Alxiliadora da Silva Guedes

Esta reportagem teve a colaboração dos Amigos da Bike. O Amigos da Bike é um site parceiro que tem informações sobre ciclismo e aborda todas as modalidades e tendências com notícias diárias, perfil de pilotos e atletas, cobertura fotográfica de campeonatos regionais e nacionais.

Este texto foi escrito por: Amigos da Bike – www.amigosdabike.com.br