Julyana Machado (foto: Debora de Lucas/ www.webventure.com.br)
Érika Fernanda Gramiscelli (Specialed/Vitales Saúde/Reebok/By Japão) voltou à Copa Internacional PowerBar Reebok de Mountain Bike com vitória. A atleta, que estava fora das pistas desde dezembro do ano passado, cumpriu as quatro voltas da Elite Feminino com o tempo de 1h40m40.
Estou feliz e retornando graças a Deus. Como sou tricampeã da Inter de MTB, preciso honra a camisa. O momento mais importante para mim foi poder alinhar a bicicleta de novo. Eu amo isso. Correr é tudo para mim, diz. Uma lesão crônica no semitendinoso da coxa direita deixou a biker por cinco meses fora das competições.
Como Edivando de Souza Cruz, vencedor da Super Elite Masculino da Copa Internacional de MTB, a estratégia de Érika foi correr mais com o lado mental do que o físico. Ao passar dos anos, o preparo físico é fundamental, mas é muito importante o trabalhar psicológico. Durante a prova, há muito cansaço físico e também mental. Então é preciso ter um raciocino rápido para tudo e possuir estratégias A, B, C e D, porque se uma não der certo, você usa outra, analisa.
Durante a prova – Mesmo trabalhando a mente, Érika teve momentos de fraqueza. Na segunda volta, me senti um pouco fraca e desconcentrada”, disse a atleta.
Nesse instante, a Roberta estava liderando e acabou abrindo uma vantagem pequena que dava para eu ver. “Na hora, aquilo me desestimulou, mas quando eu encostei nela pensei: falta mais uma volta, eu posso. Se você corre pensando no seu adversário, você acaba fazendo a competição dele”.
Roberta disse que na última bateria, chegou perto da Roberta, e pensou naquele momento mais determinação. Érika marcou 20 pontos, que não foram somados pois a atleta não teve pontuação na fase anterior. Ela é agora a quinta melhor no ranking.
A segunda posição da etapa Conselheiro Lafaiete (MG) ficou com Roberta Spota (Amazonas/Fuji), que fez a prova em 1h40m45. A biker liderou a disputa durante algumas voltas e acabou perdendo a primeira colocação no final da competição.
Questionada se cometeu algum erro, a atleta lembra que um galho entrou no seu câmbio num trecho dentro da mata, o que a fez perder tempo e permitiu que Érika ganhasse uma pequena vantagem.
Roberta avalia a prova como dura e diferente da primeira etapa. Essa é uma pista mais técnica, pesada, as adversárias vieram forte. A Julyana Machado nos pegou (ela e Érika) na última bateria. Vim disputando forte até a terceira volta, em que dei uma afogada e a Érika encostou e viemos competindo até a chegada. Mas fiquei feliz com a segunda colocação e estou na briga do campeonato, pois ainda faltam duas fases, comenta. A ciclista saiu da 10º posição do ranking e agora ocupa terceira com 23 pontos.
Na última bateria, a biker Julyana Machado Rodrigues (Sundown/Centauro) alcançou Érika e Roberta, no entanto, durante a disputa, a atleta acabou caindo e perdendo a chance de ficar com o primeiro ou o segundo lugares. Porém, a terceira posição lhe garantiu 15 pontos que somados ao 15 da primeira etapa lhe deram a liderança na pontuação do circuito. Julyana terminou a prova em 1h40m55.
As quarta e quinta colocações ficaram, respectivamente, com Lorena Maria de Oliveira (Clube Maringaense de Ciclismo/Bianchi) e Aline Lonbelo (Oficina Bike Shop). Lorena cumpriu a etapa em 1h46m48 e Aline, em 1h46m50.
Apesar da aparente derrota, Lorena uniu os seus 17 pontos com os 13 conquistados nessa fase e se manteve no segundo lugar do ranking.
A ex-líder da Elite Feminino da Inter de MTB, Jaqueline Mourão, não correu a etapa porque estava participando a Copa do Mundo de MTB, na Bélgica. Graças a sua ausência, Jaque desceu da primeira para a sétima posição da pontuação do campeonato
A segunda etapa da Copa Internacional PowerBar Reebok 2006 foi de 20 a 21 de maio, no Restaurante e Motódromo Moinho Velho, em Conselheiro Lafaiete (MG). Ao todo, 17 atletas disputaram a Elite Feminino. Dessas, 14 fizeram as quatro voltas de 6,1 km cada uma. A terceira etapa ocorrerá de 5 a 6 de agosto, em Araxá (MG), e a primeira fase do circuito aconteceu de 8 a 9 de abril, em Socorro (SP).
Este texto foi escrito por: Debora de Lucas