Ernani Souza foi o grande vencedor da prova masculina de Duathlon (foto: Caio Martins/www.webventure.com.br)
Direto de Tiradentes (MG) – O atleta Ernani Souza venceu neste sábado (28) a prova de Duathlon Cross-country do XTerra Regional, que está acontecendo neste fim de semana, em Tiradentes (MG). Depois de 2h13min35 pedalando e correndo em meio às trilhas enlameadas da competição, Ernani conseguiu finalizar a prova e se sagrar campeão do primeiro evento do dia.
A prova foi extremamente técnica. Eu sabia que o meu pedal não era tão bom quanto de alguns adversários, então eu procurei forçar bastante na primeira corrida para poder fazer a transição na frente. No meio do percurso, eu fui alcançado por dois atletas, mas procurei não perder tanto tempo assim no ciclismo, para poder fazer a diferença na segunda corrida. E acabei conseguindo, contou o competidor de Conselheiro Lafaiete (MG).
Com a chuva de ontem, os percursos da prova ficaram extremamente escorregadios, o que dificultou muito os atletas, principalmente nas diversas áreas de subida dos 28 quilômetros de MTB da disputa. Eu tive que fazer muita força para não perder muito tempo, disse o vencedor.
A pesar das dificuldades, Ernani teve um forte aliado ao seu lado: a ótima preparação. Eu tenho um período duplo de treinamento. Eu treino três vezes o pedal na parte da manhã, antes do trabalho. E, de segunda a domingo, eu treino corrida no meu horário de almoço. Além disso, eu tomo todo dia soro fisiológico para suprir minha necessidade de hidratação durante a prova, explicou o atleta, que trabalha como auxiliar administrativo.
Planos – Mesmo vencendo a última etapa do XTerra, Ernani ainda tem planos para 2009. Daqui a oito dias, o atleta competirá na Volta Internacional da Pampulha. Eu quero fazer um bom resultado na Pampulha. E mais, depois ainda quero participar da São Silvestre, no dia 31 de dezembro, finalizou.
O americano Dominic Guillen ficou na segunda colocação, com 2h15mine22, seguido pelo brasileiro Frederico Zacharias, com 2h14min32. Ao todo, foram 86 homens participando da disputa, 12 deles profissionais.
Este texto foi escrito por: Caio Martins