Comandante diz que Mitsubishi foi mais competente que eles (foto: Lilian El Maerrawi/ www.webventure.com.br)
Direto de Ilhabela (SP) – Em uma regata surpreendente e emocionante, o barco Mitsubishi Motors/ Gol fez a última etapa da 35ª Rolex Ilhabela Sailing Week, neste sábado (12), e venceu a competição, sem nunca ter liderado o campeonato em nenhuma das sete regatas realizadas anteriormente.
Quem não ficou feliz com isso foi o barco Touché Super, de Ernesto Breda, que até então era um dos maiores favoritos, graças ao bom histórico durante toda a Semana de Vela, assumindo o primeiro lugar no geral acumulado da categoria ORCi 500 por diversas vezes.
Éramos o barco com a melhor campanha até a última regata, nossa pior colocação era um quarto lugar, e liderávamos com três pontos de diferença para o segundo colocado, contou o comandante Ernesto Breda.
Ele afirma que a estratégia do Mitsubishi Motors/ Gol, comandado por Eduardo Souza Ramos, em prejudicá-los na largada para que não alcançassem as três primeiras posições, o que lhes daria o título, foi muito boa.
Eles fizeram a única coisa que tinham para fazer, que era ganhar a regata e impedir que nós tirássemos até o terceiro lugar, e nós fomos inocentes em aceitar essa estratégia. Não estávamos preparados para isso e não pensávamos que eles iriam agir dessa forma. Pensamos que eles fossem sair para ganhar a regata, apenas. Eles foram profissionais e nós não fomos, contou Breda.
O comandante conta ainda que eles não entraram na Rolex Ilhabela Sailing Week como favoritos, e sim o barco de Souza Ramos, o que deu a eles uma alegria e surpresa muito grande, pois apesar do Mitsubishi Motors/ Gol ter sido fita azul em todas as regatas, o Touché Super foi quem liderou grande parte da competição.
Ernesto afirma que não sente um gosto amargo por não ter vencido a competição, já que para ele e sua tripulação, a vitória foi ter se mantido a frente de Eduardo Souza Ramos, que para ele, é um nível acima do seu.
Eles venceram os dois warm up, que antecederam a Semana de Vela, então eram os favoritos disparados, e chegaram aqui achando que venceriam desde o começo. Foi uma grande surpresa para eles ter que entrar na última regata e fazer tudo o que fizeram. Estamos frustrados, sim, por não termos sido competentes para evitar a estratégia deles. Ainda não estamos no nível deles, finalizou Breda.
Este texto foi escrito por: Lilian El Maerrawi
Last modified: julho 13, 2008