Pilotos sofrem com o barro e lama na trilha de hoje. (foto: André Pascowitch)
Juiz de Fora (MG) – Erros na navegação da planilha foram uma rotina nesta segunda etapa do Independência Off-Road, 352 km de Penedo (RJ) a Juiz de Fora (MG). Em vários trechos, pilotos seguiram para lado errado, prejudicando a cronometragem do tempo.
O maior exemplo foi no trecho de trilha após o Neutro (período de descanso e reabastecimento) da cidade de Valença (RJ). Depois de atravessar um pequeno riacho, os pilotos deveriam continuar à direita na trilha. Porém, a maioria acelerou morro a cima. Foi um dia muito puxado. Foram 8h30 de prova e tiveram muitas complicações na navegação. Teve uma dúvida que eu errei. Muita gente errou também. Então, eu acho que não fico entre os quinze primeiros, afirmou o piloto da categoria Master, Rodnei Faria (66), sétimo colocado na etapa de ontem.
Assim como Rodnei, um dos favoritos ao título, o mineiro Guilherme Campos (1), vencedor em três edições (1991, 1995 e 1996), também teve problemas no mesmo local. Fui um dos que erraram. Fica muita gente perdida e você acaba confiando no cara da frente. Pouca gente pára para pensar e retomar a planilha, lamentou o piloto da categoria Master.
Além disso, Guilherme acha que em alguns pontos da trilha havia risco de acidentes. Na estrada achei um pouco perigoso. Tinha um trânsito intenso e várias vezes encontrei com carros na contra mão. Rodnei concorda com o concorrente. Foi muito perigoso hoje. A gente estava tirando o atraso nas estradas. Era um negócio meio parecido com rali, completou. Mesmo com todas as dificuldades de navegação e de um percurso com barro, lama e muita pedras, nenhum acidente foi contabilizado pela organização.
Nada definido – Os resultados ainda não saíram, mas novamente os comentários são para a boa performance do mineiro Luiz Felipe Braga (25), competidor da Master, que venceu a primeira etapa. Já Dário Schrull (18), segundo colocado ontem, afirmou não ter tido um bom desempenho e promete um melhor rendimento na seqüência da competição. Vou vencer amanhã. Vocês vão ver, exclamou o piloto quando conversava com jornalistas.
O Independência Off-Road continua amanhã com o desafio de 340 km entre Juiz de Fora e Ouro Preto, passando pelas cidades de Piau, Tabuleiro, Rio Pomba, Ubá, São Geraldo, Coimbra, Viçosa e Piranga. Segundo o diretor da prova, Helvécio Ribeiro, a terceira etapa será decisiva para a definição do campeão de 2000. Eu acho que será o dia D. Serão trilhas com subidas e descidas fortes. Vamos ter todos os tipos de solo.
Não perca amanhã todos os detalhes do Independência Off-Road 2000 na cobertura oficial on-line da Webventure.
Este texto foi escrito por: André Pascowitch
Last modified: setembro 8, 2000