O capitão Gilles Zok da ERTIPS; equipe foi campeã invicta da Rio Eco 2000. (foto: André Pascowitch)
Rio de Janeiro/RJ – Depois de cinco vitórias consecutivas, a francesa ERTIPS (07) sagrou-se vencedora da primeira edição da Rio Eco 2000, corrida de aventura realizada pelo estado do Rio de Janeiro, entre os dias 22 e 26 de novembro.
Formada pelo capitão Gilles Zok, Jean Paillier, Bernard Cote e Benyamin Boutouil, a equipe ratificou o favoritismo e levou o prêmio de R$ 8.000,00, oferecidos pela Companhia Light de Energia, pelo primeiro lugar na classificação geral. “Foi uma prova para a equipe ERTIPS de regularidade ao longo de cada etapa, sempre com uma hora na frente das concorrentes. Não me surpreendeu o resultado. Conheço bem estes atletas e estão sempre entre as três primeiras colocadas nas provas de corrida de aventura”, comentou Laurent Maubré, idealizador e organizador da corrida.
Ao final da prova, a diferença para a segunda colocada, a brasileira Redley/ Adventure Gear, atingiu 3h50min, enquanto para a terceira na geral, a também brasileira Ferrino/ Bravox, chegou a quase 7h.
O capitão Gilles Zok já esperava o resultado pela experiência da equipe. Neste ano, eles venceram a Copa do Mundo na Itália, em outubro, o Raid Gauloises 2000 e, por muito pouco, o Eco-Challenge 2000, terminando em terceiro. “Viemos para ganhar, mas não pensava em vencer todas as etapas”.
Gilles disse ter gostado deste novo formato de corrida de aventura, em que há parada a noite e a possibilidade de troca de integrantes da equipe nos pontos de apoio. “É a primeira vez que participo de uma prova com este formato tão longo. Gostei porque a noite nós podemos trabalhar nos mapas e nos prepararmos melhor”.
Para finalizar, “gostei muito do Rio de Janeiro. É diferente da paisagem da Europa que estou acostumado. Não vou esquecer do rapel do primeiro dia na cachoeira Véu da Noiva, da Barragem de Lajes com a suas ilhas e da etapa de cavalgada”.
A Webventure realiza a cobertura on line e oficial da Rio Eco 2000 com apoio de Ford, Timberland e By.
Este texto foi escrito por: André Pascowitch
Last modified: novembro 26, 2000