Equipes largam para a primeira perna de mountain bike. (foto: André Pascowitch)
Piraí (RJ) – Neste segundo dia de prova, a Rio Eco 2000 teve largada no Parque Municipal de Petrópolis. Os competidores saíram de mountain bike às 6h25 para percorrer 26 km de trilha com poças de barro e muitos buracos.
O trecho que mais exigiu atenção e cuidado foi o do asfalto, pois as equipes atravessaram a BR-040 por baixo de uma ponte e seguiram pela estrada até o Vale das Videiras, na divisa de Petrópolis com Paty do Alferes.
As equipes de apoio estavam esperando na área de transição (AT), no belo Vale das Videiras Country Club, que ofereceu a todos os participantes do evento um farto café da manhã.
Os atletas trocaram as bikes por cavalos, para um trecho de 24 quilômetros de ride´n´run, modalidade em que um vai montado no cavalo e os outros dois vão correndo. O início do ride´n´run teve uma hora de atraso, pois os cavalos ainda não tinham chegado ao Country Club e todos tiveram de esperar.
Fila na ladeira – Próximo ao PC 3 (Posto de Controle) havia uma trilha íngreme e escorregadia, onde estavam dois médicos, que orientavam os competidores a descer com muito cuidado, sem montar no cavalo. A trilha era bem fechada, no meio da mata, e os atletas tinham de andar em fila indiana.
Segundo Edmundo Pereira de Souza, um dos médicos da Doc Trotter (empresa responsável pela assistência), sempre falo para os atletas levarem água e um pouco de sal para repor o que é perdido através do suor, evitando a desidratação.
No início desta trilha pela mata, as equipes ERTIPS (França) e Rio Listas (Argentina) desceram juntas, seguidas de perto pela Redley (Brasil), time com duas mulheres naquele momento. O capitão Luiz Makoto não se sentiu bem e preferiu aguardar a próxima ‘perna’ de bike.
As demais equipes passaram pelo PC3 cerca de meia hora depois das primeiras, por terem errado na navegação. A prova de ride´n´run tinha tempo mínimo de quatro horas, ou seja, quem chegasse antes deste tempo tomaria penalização de cinco minutos acrescidos de cada adiantado.
Saem os cavalos… – O PC4 também era a AT2, onde os cavalos foram trocados pelas bikes, para mais 56 km de pedaladas. A prova terminou na sede da Light (companhia de energia). Mais uma vez os franceses da ERTIPS chegaram na frente e lideram a corrida no ranking geral. As brasileiras Redley e Ferrino/Bravox superaram a Rio Listas e a francesa Globe Runner e foram a segunda e terceira colocadas, respectivamente.
Outros times tiveram problemas e chegaram ao PC5 após o tempo de corte. Quem chegou muito tarde a este PC foi impedido de prosseguir, pois a noite se aproximava. Foi o caso das equipes Capa, Energia e Allons Enfants. Já a Hotel Alpina ficou parada no PC6. Todas elas foram levadas ao final da etapa de carro. Renault e a Imperial Interfreight Inc, últimas colocadas, também foram obrigadas a parar.
Amanhã os atletas vão cumprir cinco provas, sendo quatro modalidades. Primeiro descerão 35 metros de rapel, depois 300 metros de natação até os caiaques, para fazer 20 quilômetros de remadas. Depois, mais 32 quilômetros de mountain bike e mais quatro de caiaque.
A Webventure realiza a cobertura on line e oficial da Rio Eco 2000 com apoio de Ford, Timberland e By.
Este texto foi escrito por: Fábia Renata e André Pascowitch