Foto: Pixabay

Escalação para Mundial da Nova Zelândia é divulgada na Copa Internacional de MTB

Redação Webventure/ Biking

Eduardo Ramires  em 2004 (foto: Jorge Nicola/ www.webventure.com.br)
Eduardo Ramires em 2004 (foto: Jorge Nicola/ www.webventure.com.br)

A escalação para o Campeonato Mundial de MTB 2006 foi divulgada pela primeira vez no congresso técnico da terceira etapa da Copa Internacional Powerbar Reebok de Mountain Bike 2006. O evento internacional, composto por etapas únicas, acontece de 22 a 27 de agosto, em Rotorua, na Nova Zelândia.

No final do briefing, que ocorreu no dia 5 de agosto, em Araxá (MG), o diretor de prova Rogério Bernardes leu a lista com o nome dos nove atletas escalados. Nela estavam: Edivando de Souza Cruz, Jaqueline Mourão, Thiago Aroeira, Érika Gramiscelli, Ricardo Pscheidt, Daniel da Silva Resende, Daniel Carneiro Brum Ribeiro, Henrique Avancini e Joelson Shadeck. Os brasileiros competirão na modalidade cross country e nas categorias Elite Masculino, Elite Feminino, Sub 23 e Júnior. (Confira a listagem detalhada da delegação a seguir)

O técnico da delegação brasileira de MTB Eduardo Ramires escolheu a Inter de MTB para divulgar a lista porque a maioria dos escalados estava presente e por causa da representatividade do campeonato no cenário brasileiro.

Segundo Eduardo, os atletas foram escolhidos através de um ranquiamento aos moldes da União Ciclística Internacional. “O que vale para a UCI são os resultados de 2006, que é uma avaliação real do que está acontecendo nesse ano. Então, peguei os resultados das provas brasileiras de 2006 com a Confederação Brasileira de Ciclismo e os useis”, diz.

No entanto, o técnico lembra que a escalação foi questionada. “Muitos bikers vieram conversar comigo a respeito da convocação. Porém a regra da CBC é antiga e contaria os pontos de 2005 e 2006”, afirma. “Contudo, esse método é difícil pois temos ciclistas que quase não pontuaram em 2006, mas que ainda estão bem estão no ranking”, completa.

Quanto às expectativas do Brasil para a prova, o técnico da delegação brasileira de MTB Eduardo Ramires é realista: “A Jaque e o Vando têm condições para competir com os atletas estrangeiros. No entanto, como o Brasil está numa posição baixa no ranking, eles acabam sendo alinhados atrás, o que torna a conquista de um lugar no pódio ou um top 10 quase impossível”, explica.

Porém, o técnico acredita que a categoria Júnior pode trazer bons resultados ao Brasil. “O Henrique Avancini tem tido uma evolução boa. Pelo rendimento dele no mundial da Itália, creio que, com certeza, ele poderá ficar entre os dez ou cinco primeiros da disputa”, aposta.

A delegação brasileira embarca no dia 14 de agosto. A viagem e a hospedagem dos atletas será custeada pela Confederação Brasileira de Ciclismo e alimentação, pelos respectivos patrocinadores. Para saber mais sobre o Mundial na Nova Zelândia, acesse www.2006rotoruamtb.com.

Veja a lista completa da Delegação Brasileira para o Campeonato Mundial de MTB 2006

Comissão técnica
Técnico: Eduardo Ramires
Mecânico: José Maria Maciel de Souza, Zé Maria

Atletas
Elite Masculino
Edivando de Souza Cruz
Ricardo Pscheidt
Thiago Aroeira

Elite Feminino
Jaqueline Mourão
Érika Gramiscelli

Sub 23
Daniel da Silva Resende
Daniel Carneiro Brum Ribeiro

Júnior
Henrique Avancini
Joelson Shadeck

Este texto foi escrito por: Debora de Lucas

Last modified: agosto 8, 2006

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure