O guia traz 117 vias em Ferros (foto: Divulgação)
A cidade de Ferros, um dos principais pontos de escalada nas proximidades de Belo Horizonte, acaba de ganhar um guia sobre o assunto. O trabalho foi feito por Pedro Vergnano, Antonio Magalhães e Celso Gomes.
Com 117 vias, a região teve sua primeira conquista em 2006: a Iron Man, uma 4º V de 130 metros. O complexo de escalda inclui opções para todos os tipos de atletas, de novatos a experientes, com vias clássicas em agarras e aderências, esportivas e atléticas, com proteção fixa, móvel e mista.
O guia pode ser baixado no site www.tonicomagalhaes.com.br. Inclui detalhes da geografia, fauna e flora da região, além de um mapa completo da área e das principais estradas de acesso.
Lapinha. Outra novidades vem do município de Lagoa Santa, onde fica o maciço da Gruta da Lapinha, reaberto no dia 22 de março de 2011. As vias da região estiveram fechadas ao público entre 2002 a 2011, mas o acesso ao local foi reaberto pela Associação Mineira de Escalada (AME), que trabalhou voluntariamente por um ano para que isso acontecesse.
Agora, o projeto termina a fase piloto. A gestão e o manejo da escalada no local passam para o Instituto Estadual de Florestas de Minas Gerais, que deve receber em média 40 escaladores na área, durante finais de semana e feriados.
No início da década de 1990, um grupo de escaladores grampeou as primeiras vias no maciço da Gruta da Lapinha, o que foi considerado um marco para a escalada esportiva do estado. Mas, como as vias estavam dentro do Parque Estadual do Sumidouro, uma área de conservação integral, o acesso foi proibido por nove anos.
Agora, com uma porta aberta, a AME pretende se dedicar para abrir o acesso da região diariamente, além de catalogar e liberar as vias ainda não contempladas. O plano também inclui pleitear novas áreas para conquista na região.
Este texto foi escrito por: Da Redação