Webventure

Escalada esportiva sobe uma agarra rumo às Olimpíadas


Escalada esportiva deve ter mais provas no próximo ano (foto: )

Desde o início de 2010, quando o Comitê Olímpico Internacional (COI) reconheceu a escalada esportiva e suas entidades (leia aqui), os envolvidos na modalidade ficaram entusiasmados com a possibilidade de participar da maior competição do mundo. Tentando avançar nessa direção, a Federação Internacional de Escalada Esportiva (IFSC, na sigla em inglês), se reuniu no último dia 19 com mais da metade das federações nacionais filiadas.

Essa foi a primeira vez que a Confederação Brasileira de Montanhismo e Escalada (CBME) participou de uma reunião formal com a entidade internacional do esporte. Representando os interesses da entidade brasileira, seu presidente Silvério Nery viajou por conta própria até a Alemanha, onde aconteceu o encontro.

“Houve uma presença física muito forte das federações nacionais. Além de países tradicionais no esporte, também foram representantes de nações como o Peru, a Coréia e mesmo o Azerbaijão”, contou Silvério. Também havia um link na internet para que as federações ausentes pudessem acompanhar a discussão online.

Meta. O principal objetivo do encontro foi envolver mais as federações de cada país na meta de 2020, estimulando a divulgação do esporte e a promoção de competições. Devido aos regulamentos do COI, ainda reforçaram que não se deve tratar a escalada como esporte olímpico até que isso esteja realmente definido, sob pena de perder a vaga. A IFSC também pediu apoio financeiro e material, como impressão de folhetos.

A próxima reunião do COI a tratar dos novos esportes Olímpicos deve acontecer em 2013, quando o comitê irá divulgar uma seleção com nove esportes que podem entrar nos jogos de 2016 como exibição. Dessa lista, é provável que apenas um seja escolhido. “Existe aproximadamente 15% de chance real para que a escalada entre para as Olimpíadas”, afirmou Silvério.

No Brasil.Já está planejado para o início de 2012 uma Semana Brasileira de Montanhismo, com provas e seminários que incluem o tema da escalada esportiva. De acordo com Silvério, também existe a possibilidade de se retomar a realização de etapas do Campeonato Brasileiro de Escalada em alguns estados: “Apesar da falta de patrocínio e da dificuldade para se encontrar interessados em organizar os eventos, queremos aproveitar o momento e atrair mais pessoas para o esporte”, disse.

Este texto foi escrito por: Pedro Sibahi