Escalada esportiva em academias (foto: Tom Papp/ www.webventure.com.br)
Condições gerais mais simples e seguras, permitindo ao escalador preocupar-se puramente com seu desempenho físico sobre a via, caracteriza o que chamamos de escalada esportiva. O aspecto psicológico é minimizado pelo alto grau de segurança da escalada.
Trata-se de uma versão mais moderna e esportiva de escalada em livre. Por exemplo: proteções fixas, próximas e de boa qualidade, fácil acesso, boa ancoragem para o segurador, vias curtas e normalmente de alta dificuldade.
Em uma boa via de escalada esportiva, o escalador se concentra na dificuldade dos movimentos, sem se preocupar tanto com as conseqüências de uma possível queda, pois esta será sempre segura.
A qualidade e simplicidade das proteções permitiram aos escaladores desenvolverem movimentos muito difíceis e atléticos, sem receios de repetidas quedas. Bons setores de escalada esportiva podem ser encontradas por todo o país.
Estruturas artificiais – Derivado da escalada em rocha, esta modalidade nasceu na Europa como forma de treinamento urbano, principalmente no inverno, para as escaladas em montanha.
Hoje esta modalidade esta amplamente difundida através de ginásios de escalada esportiva, onde não somente escaladores de rocha procuram melhorar suas capacidades técnicas e físicas, mas surgem os escaladores de ginásio, que raramente escalam em rocha, no entanto tornam-se verdadeiros viciados no esporte.
A escalada em muros artificiais sofreu um “boom” nos últimos 15 anos inclusive no Brasil. Fácil acesso, baixo custo dos equipamentos e o trabalho físico e mental parecem ser o atrativo.
Antigamente montanhistas e escaladores de rocha se voltavam para estruturas artificiais como treinamento. Hoje a grande maioria das pessoas inicia em muros e depois, eventualmente, começam a se interessar por paredes rochosas, ou grandes montanhas geladas.
Muitos escaladores constróem pequenos muros de treinamento em suas casas, onde fazem sessões de treinamento procurando desenvolver principalmente o aspecto de força pura e resistência.
Este texto foi escrito por: Tom Papp, especial para o Webventure