Webventure

Escalada: garoto de 13 anos vira promessa


Felipe Gomes em ação. (foto: Tom Papp/Webventure)

O grande vencedor da temporada na escalada esportiva do Brasil foi o paulista André Berezoski, que ganhou o título estadual e nacional. Mas quem mais despertou a atenção foi o garoto Felipe Gomes Camargo, de apenas 13 anos, que mora em São José do Rio Preto, no interior do estado.

Em sua primeira temporada ao lado dos principais atletas da modalidade, Felipe mostrou força, técnica e muita capacidade. E em função de sua baixa estatura, típica da idade, diante de seus adversários, o menino ganhou a torcida de todos nas etapas do Paulista e do Brasileiro.

“Ele é a grande promessa da escalada brasileira para o futuro”, prevê Goro Shirawa, que é atleta e participa ativamente da organização das principais competições do país. Goro é também pai de Thais Makino e Ana Luisa Makino, vice-campeã e terceira colocada do Brasileiro, respectivamente.

O presidente da Femesp, Silvério Nery, também se mostra impressionado com Felipe. “O menino foi muito bem ao longo do ano e estamos bastante animados com a forma com que ele se mostrou”, avalia o dirigente.

O garoto já tem em seu currículo o vice-campeonato paulista de escalada na categoria Intermediário e um sexto lugar na terceira e última prova do Brasileiro, tudo isso apenas em seu primeiro ano. No estadual, Felipe foi terceiro na etapa de abertura, venceu a segunda e terminou em segundo na terceira, somando 245 pontos, contra 280 do campeão Stefano Mastrocola.

Este texto foi escrito por: Jorge Nicola