O físico Leonardo Donoha, de 35 anos, morreu na noite do último sábado, dia 23, enquanto praticava alpinismo na cidade de São Bento do Sapucaí, ao lado de Pindamonhangaba, no Vale do Paraíba, interior do estado de São Paulo.
Donoha e seu amigo, o arquiteto Silvio dos Santos Jr., de 29 anos, escalavam uma pedra conhecida como “Ana Chata”, ao lado de uma maior, chamada pelos moradores locais de “Pedra do Baú”.
A possível causa e os detalhes do acidente ainda não foram divulgados, mas, de acordo com a nota distribuída pela Federação de Montanhismo do Estado de São Paulo (FEMESP), a corda não se partiu. Houve apenas o rompimento da capa, que pode ter acontecido em alguma quina de rocha ou em uma das eventuais das proteções intermediárias, mas a alma ficou totalmente íntegra, sem rompimento de nenhum fio sequer.
Homens do 11º Grupamento dos Bombeiros de Campos dos Jordão foram acionados e socorreram os escaladores por volta da 1h00 deste domingo. O corpo de Leonardo foi levado ao Instituto Médico Legal (IML) de Taubaté, para que seja realizada uma necropsia. Silvio nada sofreu; apenas ficou em estado de choque e pouco conseguiu falar sobre o ocorrido aos policiais.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: março 25, 2002