Webventure

Escaladores abrem 16 novas vias de psicobloc em Alagoas


Escaladores abriram 16 novas vias em Alagoas (foto: Divulgação)

Em abril, Felipe Dallorto e Flavia dos Anjos inauguraram vias de psicobloc, modalidade que consiste na junção de grandes paredes com bases em locais com água, no Rio de Janeiro. Durante o feriado de Corpus Christi, a dupla resolveu explorar o estado de Alagoas em busca de novos desafios. E a aventura na região, em especial na cidade de Olho D’Água do Casado, foi bem sucedida: 16 novas vias foram abertas, entre os 6º e 8º graus.

“A primeira coisa que veio em minha mente quando avistei aquele cânion gigante foi que o Brasil é um país mágico! Sensacional as cores das rochas, avermelhadas e amareladas, no estilo Mallorca (Espanha). Fora os nativos que são super receptivos e atenciosos”, disse Felipe, que escalou sobre o maior rio do Brasil, o São Francisco.

Para Flávia, todas as vias são muito atléticas e exigentes. “É um lugar maravilhoso, impressionante e imponente, ficamos até perdidos, sem saber por onde começar. Mas o próprio lugar nos mostrou seu caminho e descobrimos bons setores para a prática, que oferece algumas dificuldades como um tipo de rocha quebradiça e muitos galhos no fundo do lago. Isso nos deu medo, mas também valorizou o que conquistamos”, explicou Flávia.

A primeira via a ser conquistada pelos escaladores foi a Maria Bonita. “Após sete minutos navegando, encontramos o primeiro setor: sólido, negativo e com quedas limpas. Ali conquistamos a primeira via, ‘Maria Bonita’, uma sequência de monodedos e bidedos com um crux bem forte acima dos 10 metros de altura. Logo ao lado, obviamente, conquistamos a linha ‘Lampião”, contou Felipe.

Além do casal do cangaço, Dallorto e dos Anjos conquistaram as vias Macaxeira Voadora, Mulé da Peste, Feijão de Corda, Os Cangaceiros, Bode Seco, Bode Molhado, Cabra Macho, Couro de Bode, Cachaça com Mel, Forró Safado, Show da Natureza, Não me Peça Fiado, Pé-de-Serra e Cão Tinhoso.

Este texto foi escrito por: Webventure