Dois montanhistas tiveram de ser resgatados ontem por helicópteros da equipe da Coordenadoria-Geral de Operações Aéreas (CGOA), após um acidente na Pedra Bonita, na Gávea, Rio de Janeiro. Flávia Máximo, de 31 anos, torceu o tornozelo durante a escalada e ficou pendurada num grampo de alpinismo a dois mil pés de altitude (cerca de 600 metros).
O acidente aconteceu quando Flávia, que tinha começado a escalar a rocha às 10h30, estava se aproximando do cume. Segundo Juliano, seu companheiro na escalada, os dois já haviam vencido esta pedra pelo menos três vezes. “Ela escorregou quando pisou em falso num degrau na pedra. Mas desceu no máximo 50 centímetros antes de ser detida pelo grampo” explicou Juliano.
Os dois escaladores usaram um telefone celular para avisar os pais, que, então, acionaram o socorro. A operação de resgate começou às 14h40 e durou uma hora. Embora Flávia estivesse bem presa pelo equipamento, o salvamento foi considerado difícil pela equipe.
“Lutamos contra fortes ventos que sacudiam o helicóptero. Naquela situação, a perda de estabilidade poderia pôr em risco o salvamento” disse o piloto da Polícia Civil Adônis Lopes.
Flávia teve a perna imobilizada e foi levada por uma equipe dos bombeiros para o Hospital Miguel Couto.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: agosto 28, 2000