Webventure

Escolha a suspensão correta para você

Saber escolher uma suspensão que atenda às suas necessidades como biker é importante. Porém, antes, é preciso saber porque este equipamento é necessário. A maioria das bicicletas para a prática do mountain bike comercializadas atualmente contam com sistema de suspensão dianteira, que é fundamental para a segurança e o conforto dos bikers.

Instalar um garfo de suspensão traz como vantagens, além do maior conforto, um maior controle e facilidade de “dirigibilidade” da bicicleta.

Em terrenos acidentados, como os encontrados em muitas trilhas, essa facilidade está diretamente ligada à segurança.

Escolhendo a suspensão correta – A escolha de um “garfo” (gíria dos bikers para suspensão) correto dependerá principalmente das suas necessidades. Nem sempre o modelo mais caro e sofisticado será o melhor para o tipo de uso que você fará da sua bicicleta.

As suspensões trabalham, basicamente, com três tipos de princípios mecânicos e de materiais: elastômero (uma espécie de borracha que se comprime e volta a forma original), ar comprimido ou molas.

Os dois primeiros tipos são recomendados para a prática do cross-country. Os “garfos” de elastômero, que geralmente são os mais simples, também são recomendados para quem gosta de andar de bicicleta na cidade ou em lugares que não exijam tanto esforço do “garfo”. Por serem mais simples, necessitam de maiores cuidados como a manutenção interna e limpeza frequente de suas astes.

Já os modelos com funcionamento a ar, são indicados principalmente para quem se preocupa com peso. Geralmente são os mais leves e seus modelos mais sofisticados contam com sistema de travamento do funcionamento. Por exemplo, para subidas ou sprints, quanto menos o “garfo” funcionar, maior a performance do ciclista.

Para quem gosta de fazer trilhas nos fins de semana, sem a preocupação com peso e procura maior conforto, recomenda-se uma suspensão que utilize molas. Isto não quer dizer que suspensões de mola sejam para “tiozinhos”. Suspensões para a pratica do downhill, por exemplo, utilizam somente sistemas de molas. Mais duráveis e robustas que as de elastômero, atingem um melhor desempenho e conforto ao pedalar.

Especiais para downhill – Existem ainda as suspensões específicas para a prática de downhill. Elas são maiores, com curso mais extenso, mais pesadas e usam molas em seu princípio mecânico. Estes tipos de suspensões precisam ser mais rígidas e resistentes, pois são muito mais exigidas.

Gaste somente o necessário – As suspensões mais sofisticadas funcionam com um princípio mecânico que utiliza ar, com câmaras positiva e negativa. Geralmente, estes “garfos” são os escolhidos pelos atletas profissionais do cross-country. Seus valores podem chegar a R$2.600,00. A grande vantagem destes modelos é a possibilidade de escolher, por exemplo, a quantidade de ar inserido (isto se define de acordo com o terreno e depende da experiência adquirida pelo piloto), para uma performance ainda maior.

É possível ainda se regular o nível que você deseja travar a suspensão, adaptando-se mais facilmente a cada tipo de terreno.

É importante deixar claro que de nada adianta uma suspensão sofisticada e de alto valor se não for possível ser utilizado todo o seu potencial. Uma pessoa, por exemplo, que tenha uma suspensão a ar e ande somente na cidade, terá um equipamento de excelente qualidade porém sem muitas chances de avaliar ou sentir todo o potencial do equipamento.

Este texto foi escrito por: Webventure