Webventure

Escolhendo o 4×4 para usar na cidade


Veículos 4×4 podem ser utilizados no dia-a-dia (foto: Tom Papp/ www.webventure.com.br)

Com a crescente necessidade de racionalização dos transportes e, por conseqüência, a busca incessante na diminuição dos custos,tem crescido o número de pessoas que procuram um veículo que possa ser utilizado em suas necessidades diárias e também para a prática do fora de estrada nos fins de semana.

Porém, até o momento, as montadoras ainda não conseguiram fabricar este veiculo ideal, pois as características técnicas de ambos são muito diferentes. Por exemplo: o veiculo ideal para uso urbano tem de ser leve, resistente, econômico, barato e etc. Já o veículo para prática do off-road tem de ser extremamente robusto, altura dos eixos em relação ao solo elevada, potente, de fácil manutenção, etc..

Portanto, algumas necessidades dos 4×4 não combinam com as necessidades do carro urbano. Potência elevada de motor não combina com economia de combustível, veículo robusto não combina com veículo leve, altura elevada do solo não combina com estabilidade nas curvas, e assim por diante.

Entretanto, temos no mercado veículos que foram adaptados para o fora de estrada , podendo ser utilizados em trilhas de dificuldade média. Blazer 4×4, Ranger 4×4, Suzuki Vitara e Samurai, Jeep Cherokee, Niva, etc. são os principais modelos. Grande parte destes veículos importados tem a tração 4×4 objetivando seu uso na neve onde o inverno rigoroso a exige.

Ponderando vantagens e desvantagens – Os verdadeiros fora de estrada também podem ser utilizados no dia-a-dia, levando, porém, seu usuário a ter algumas desvantagens como menos conforto e maior gasto de combustível.

Como veículos fora de estrada podemos citar alguns como Jeep Willys, Toyota Bandeirante, Engesa 4, Land Rover, Troller e outros. Para os fãs de veículos a diesel, vale lembrar que quando se trata de economia, fala-se do custo anual do veículo, estando incluindo o preço pago (quase o dobro do preço da mesma versão à gasolina), valor de seguro (que nas grandes cidades pode inviabilizar a aquisição do veiculo), IPVA , custo de manutenção e outros .

Portanto, é necessário primeiro traçar o perfil do usuário, quanto tempo vai rodar na cidade ou estrada e quanto tempo vai utilizar no off-road, que o tipo de off-road vai praticar (leve ou pesado) e quanto tem de dinheiro disponível para a compra do veiculo. A partir daí, é só pegar um bom classificado e ir à luta. Boa sorte !

Este texto foi escrito por: Antônio Martins, especial para o Webventure