No último sábado, o esquiador e alpinista esloveno Davo Karnikar, de 38 anos, transformou-se na primeira pessoa a descer esquiando, sem parar, do cume do Everest (8850 metros) até o acampamento base.
Para conseguir esta façanha, completada em cinco horas, Karnikar teve de enfrentar a ameaça de avalanches, principalmente na Hilarry, uma queda logo abaixo do cume, considerada uma das etapas mais perigosas da aventura. Uma grande quantidade de gelo, porém, ajudou o esquiador a passar com certa tranqüilidade por esta etapa.
Vencendo os próprios desafios – Para poder ter um registro de sua descida histórica, Karnikar levou uma câmera especial e outras foram colocadas no percurso para que fosse obtido um bom número de imagens.
O triunfo do esloveno começou quatro anos depois de uma tentativa frustrada de descida do Everest, em que Karnicar acabou perdendo dois dedos, que foram congelados.
A idéia da conquista, porém, não saiu dos pensamentos do esquiador, que demonstrava muita satisfação ao chegar no fim do desafio de descer a maior montanha do mundo.
Este texto foi escrito por: Webventure