Victory Challenge vence Desafio Español (foto: ACM 2007/ Vicent Bosch )
BMW Oracle, Emirates Team New Zealand e Luna Rossa já garantiram a participação na próxima fase da Louis Vuitton Cup. O time da casa Desafio Español, agora com 29 pontos, e o sueco Victory Challenge, com 26, disputam a quarta e última vaga nas semifinais. No duelo direto entre os dois, que aconteceu nesta segunda, o sueco saiu com a vitória.
Os dois travaram uma disputa acirrada. A maior polêmica, que gerou até um protesto por parte dos espanhóis, foi o fato da vela balão do barco sueco ter caído na água. Há sempre o risco quando se descarta o balão. É óbvio que fizeram por razões táticas porque não mostraram absolutamente nenhuma intenção de recupera-lo, eles cortaram os cabos e o jogaram fora, e isso não é ilegal, declarou Matt Wachowicz, navegador do Desafio Español.
Sobre o perigo de que o balão atingisse outro barco, Matt acredita que a decisão de correr este tipo de risco depende de quanto o time precisa da vitória. Neste caso, os suecos realmente precisavam ganhar, complementou. Apesar do incidente, o Victory Challenge confirmou a importantíssima vitória sobre os espanhóis por sete segundos.
Para se classificar, o Victory Challenge ainda precisa vencer as duas próximas regatas, últimas desta fase, e torcer para que o Desafio Español perca pelo menos uma. Os suecos irão enfrentar o segundo colocado Emirates Team New Zealand e o sexto lugar Mascalzone Latino. Já Desafio Espanõl tem pela frente o líder BMW Oracle e o terceiro Luna Rossa.
Team New Zealand – Outro duelo de destaque nesta segunda foi entre Emirates Team New Zealand e o Luna Rossa, de Torben, segundo e terceiro colocados, respectivamente. Os neozelandeses levaram a melhor, terminando 36 segundos a frente da tripulação italiana. Depois de hoje todos estão se sentindo alguns centímetros mais altos, o que é muito bom para nós que somos baixos, brincou Ray Davies, estrategista do Team New Zealand.
Este texto foi escrito por: Webventure