Foto: Pixabay

Espanhol e norueguesa vencem etapa da Copa do Mundo de MTB

Redação Webventure/ Biking

Jaqueline Mourão  a brasileira melhor colocada. (foto: Luiz Doroneto)
Jaqueline Mourão a brasileira melhor colocada. (foto: Luiz Doroneto)

A norueguesa Gunn-Rita Dahle e o espanhol José Hermida Ramos confirmaram favoritismo e venceram a etapa sul-americana da Copa do Mundo de MTB que foi realizada no último domingo (03/07) em Balneário Camboriú (SC).

Rita, atual campeã olímpica e mundial, e Hermida, prata em Atenas-2004, superaram o clima quente e a grande dificuldade do circuito montado no Parque Unipraias, complexo turístico da cidade catarinense.

“Este foi o percurso mais técnico e mais desafiador que já enfrentei. Mas é disso que gosto. Fez mais calor do que na Olimpíada, o que dificultou ainda mais as coisas. Estava preocupado em ser alcançado por meus adversários, mas consegui manter meu ritmo”, disse o espanhol, que concluiu as cinco voltas no circuito de cerca de 6 km em 2h05min.

Hermida também afirmou que considera o Brasil sua segunda casa. “O lugar é maravilhoso e o público muito participativo. Fui muito aplaudido durante toda a prova e isso me animou bastante”, contou o medalhista de prata, que deixou o para trás o belga Roel Paulissen, quarto colocado no ranking da Copa do Mundo, já na primeira volta.

O belga foi o segundo colocado, com 2h10min16seg, seguido por Ralph Naef, da África do Sul, com 2h13min04seg. Adam Craig, dos Estados Unidos, foi o quarto, com 2h14min39seg, e o australiano Sid Taberlay, o quinto, com 2h18min25seg.

Rita também colocou cerca de cinco minutos de vantagem para a vice-campeã. A norueguesa pedalou os 16,8 km de percurso (em três voltas) em 1h30min39seg. A alemã Sabine Spitz foi a segunda colocada, com 1h35min15seg, seguida por sua compatriota Ivonne Kraft, com 1h38min26. A quinta colocada foi a norueguesa Lene Byberg.

Com o quarto lugar, Jaqueline Mourão conseguiu o melhor resultado do dia para o Brasil. “Foi muito gostoso ganhar com todos os meus amigos presentes. Eles vieram de Minas Gerais para me dar uma força. Estou trabalhando duro no Canadá para chegar a um nível de excelência, pensando no Pan de 2007 e na Olimpíada de Pequim-2008”, disse a mineira.

Érika Gramiscelli ficou na 6ª colocação, também um ótimo resultado. “Tive de superar as dificuldades do circuito de seis quilômetros e acabei fazendo o ótimo tempo de 2h05min27seg. O que tenho de idade, algumas das minhas adversárias têm de mountain bike”, comemorou.

Érika, apesar de ter vibrado muito com o resultado, saiu frustrada da prova, pois teve problemas na corrente e no raio de sua bicicleta. “Parei três minutos para consertar minha bike. Poderia até ter conseguido uma colocação melhor”, comentou. “Acho que vou subir bastante no ranking”, completou Érika, atual 95ª no ranking da UCI (União Ciclística Internacional).

Na prova masculina, Thiago Aroeira foi o brasileiro mais bem colocado, em 11º lugar. A etapa nacional da Copa do Mundo reuniu 230 atletas de 21 países, sendo 80 brasileiros.

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: julho 4, 2005

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure