A organização do Rali Barcelona Dakar comunicou hoje (10/01) a morte do piloto de moto José Manuel Perez (nº 69), decorrente de complicações hemorrágicas no abdomen. O piloto espanhol tinha 41 anos e era sua quarta participação no Rali Dakar. É a primeira vítima fatal desta edição do rali.
Na sétima etapa, de Zouerat a Tichit, no dia 06/01, o piloto sofreu um grave acidente e foi removido para o Dakar, no Senegal. Perez foi assistido na clínica Du Cap e removido para o hospital Alicante após o acidente. No sábado ele seria transladado para a Espanha, mas outro participante do rali sofreu acidente e o avião da organização foi obrigado a socorrê-lo.
O piloto caiu naquela etapa antes do Posto de Controle 1 (localizado no km 261 da maior especial do rali, a de 660 quilômetros). Ele foi levado a Zouerat, onde foi operado por médicos da prova. Como sofria de um traumatismo abdominal grave e por isso foram retirados o baço e parte de um dos rins.
Depois, ele foi levado por um avião do exército da Mauritânia de Zouerat a Nouakchott, e de Nouakchott a Dakar. No domingo, foi transportado para a Espanha, e lá foi comunicada a morte do piloto.
Este texto foi escrito por: Webventure