Punição tirou Coma da briga pelo título em 2010 (foto: Stefan Susemihl)
O Rally Dakar de 2011 terá um gostinho de revanche para o espanhol Mark Coma. Bicampeão do rali, ele tentará se recuperar desta vez do pior resultado já obtido em toda sua carreira na maior prova do mundo na edição deste ano, Coma recebeu uma punição de seis horas e só conseguiu completar na 15ª colocação. O espanhol é o atual campeão do Rally dos Sertões, único título que ele ainda não tinha na carreira.
Para deixar a Argentina e o Chile vitorioso, o espanhol radicalizou. A começar por sua estratégia, que será montada por um velho amigo: o italiano Giovani Sala. Vencedor de nove etapas e terceiro colocado na classificação geral do Dakar em 2006, Sala estreará na nova função e cuidará de cada passo dado por Coma ao longo do rali.
O Coma me procurou para perguntar o que eu faria em janeiro. Acabei surpreso com a proposta, mas aceitei de imediato, conta Sala, que se aposentou das provas. Para falar a verdade, nunca ocupei esse papel numa equipe antes, mas estou muito motivo e sei que posso fazer o melhor, acrescenta o italiano, amigo há anos de Coma.
Em busca do tricampeonato do Dakar, Coma ainda contará com a retaguarda do também catalão Juan Pedrero, que acaba de assinar um contrato de três anos para dar-lhe assistência. Depois de ficar em 49º e 10º em suas duas primeiras participações no Dakar, Pedrero é visto como um piloto para o futuro.
Todas as decisões foram visando a vitória, finaliza Coma, com um apetite de garoto.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: dezembro 21, 2010