O piloto espanhol Ignacio Chivite confirmou sua participação na edição 2011 do Rally Dakar com uma moto fabricada em 1978. Depois de vários anos convencendo a organização para tentar o feito, o piloto conseguiu inscrever sua Bultaco Frontera 370 no maior rali do mundo, que acontecerá entre os dias 1º e 16 de janeiro, na Argentina e no Chile.
A permissão para competir com uma moto de 32 anos só foi dada pelos organizadores após ter sido confirmado que o equipamento estaria devidamente preparado para a competição. A moto de Chivite será a única no Dakar com ciclo de combustão de dois tempos a enfrentar os solos latinos e o duro deserto do Atacama.
De acordo com o piloto, seu principal objetivo será completar o rali que é considerado o mais difícil do mundo e se tornar o primeiro a conseguir o feito em uma moto de dois tempos totalmente fabricada na Espanha.
Para tanto, Chivito contará com sua longa bagagem dirigindo veículos antigos. O piloto já participou de diversas provas internacionais com uma Bultaco com motor semelhante, como o Rally de Pirâmides, em 2007, em que venceu na categoria motos históricas, o Heroes Legend Rally, no qual ficou na quarta colocação entre as motos Clássicas, e as 24 horas de Moiá, em que venceu entre as Clássicas.
Este texto foi escrito por: Webventure