A bordo do Pakea Unai cruza a linha de chegada (foto: onEdition/ 5 Oceans)
O velejador basco Unai Basurko cruzou a linha de chegada da terceira perna da 5 Oceans em Bilbao, na Espanha, no último sábado, 05/05. Foram 17 dias, 16 horas e 43 minutos desde que largou de Norfolk, nos Estados Unidos. Com o resultado o espanhol garantiu em casa a terceira colocação no ranking geral, deixando o britânico Sir Robin Knox- Johnston fora do pódio.
Ao final da segunda perna, as duas primeiras colocações da volta ao mundo já estavam praticamente decididas, sendo confirmadas ao final da Perna 3, com Bernard Stamm em primeiro e Kojiro Shiraishi em segundo na classificação geral. A disputa principal e mais emocionante ficaria a cargo de Basurko e Knox Jonhston.
Apesar do susto que levou com um navio cargueiro pelo caminho, que quase se chocou com seu Pakea, e ter enfrentado uma perigosa tempestade próximo ao porto de Gexto, já em Bilbao, Basurko chegou a tempo de assegurar o terceiro lugar. No total foram 158 dias, 18 horas e 25 minutos no mar desde que largou de Bilbao, no dia 22 de outubro de 2006, contra os 159 dias, 12 horas e 42 minutos de Sir Robin.
A volta para casa – Existem muitos maus momentos, mas para cada mau momento existem três ou quatro bons. Este é meu melhor momento e pensar em voltar para casa me fez superar os pontos mais difíceis, contou Basurko. Mesmo embaixo de tempestade o espanhol foi recebido calorosamente por milhares de compatriotas que se dividiam entre barcos expectadores e a beira do mar.
A recepção de volta para casa tem sido maravilhosa. Eu consegui! Eu consegui! Este é um momento que você imagina durante toda a jornada, normalmente com o sol brilhando, certamente não com ventos fortes e chuva. Ver tantas pessoas mesmo com tempo ruim é maravilhoso, comentou.
Este texto foi escrito por: Webventure